Começaram hoje (20) os depósitos do saque emergencial do FGTS. A medida deve beneficiar 42 milhões de trabalhadores, que poderão acessar até R$ 1 mil do fundo. Boa parte dos beneficiados, no entanto, ainda não sabem como o saque extraordinário funcionará. É necessário solicitar o saque? Quando o dinheiro será depositado? Onde ele será depositado? Esclarecemos essas e outras dúvidas a seguir.
Saque emergencial do FGTS: como solicitar?
A princípio, os trabalhadores não precisarão solicitar o saque emergencial (também chamado de saque extraordinário) do FGTS. Todos aqueles que têm direito à medida devem receber o dinheiro em uma conta-poupança social digital da Caixa, que pode ser movimentada através do app Caixa Tem. Os depósitos serão realizados conforme o mês de aniversário do trabalhador (confira o calendário abaixo).
Têm direito ao saque emergencial todos os trabalhadores com saldo no FGTS. Isso vale para contas ativas (do emprego atual) e contas inativas (de empregos anteriores).
Como consultar se tem direito ao saque emergencial do FGTS
O trabalhador pode consultar o saldo do fundo e se tem direito ao saque extraordinário de três formas:
- Pelo app FGTS: é preciso fazer o download da versão mais recente do app, disponível para Android e iOS. Para fazer o cadastro é preciso informar alguns dados pessoais, como nome completo, CPF e um endereço de e-mail. Depois de entrar no app, clique na seção “Saque Extraordinário”. Serão apresentados o valor do depósito e de quais contas o dinheiro foi retirado. O app também apresenta outros recursos, como solicitar que o depósito não seja realizado ou que o dinheiro retorne para o FGTS.
- Pelo site da Caixa: os trabalhadores podem consultar se têm direito ao saque extraordinário e a data do depósito neste link. Basta informar o CPF ou NIT/PIS/Pasep e passar por uma autenticação via SMS.
- Pelo internet banking da Caixa: no menu principal, clique em “FGTS e INSS”. Na aba que se abrir, clique em “Extrato”. O saldo e todas as movimentações financeiras do fundo serão apresentados.
- Por fim, o trabalhador pode se informar sobre o FGTS e o saque extraordinário em agências da Caixa, nos guichês de atendimento ao público.
E se eu não receber o depósito?
Em alguns casos, é possível que o dinheiro não seja depositado na conta-poupança social digital da Caixa na data prevista. O trabalhador poderá, então, solicitar o depósito através do app FGTS. Depois de fazer login, clique em “Saque Extraordinário” > “Ver contas FGTS liberadas” > “Solicitar saque” > “Confirmar”.
Calendário do saque emergencial do FGTS
- Nascidos em janeiro – recebem em 20 de abril
- Nascidos em fevereiro – recebem em 30 de abril
- Nascidos em março – recebem em 4 de maio
- Nascidos em abril – recebem em 11 de maio
- Nascidos em maio – recebem em 14 de maio
- Nascidos em junho – recebem em 18 de maio
- Nascidos em julho – recebem em 21 de maio
- Nascidos em agosto – recebem em 25 de maio
- Nascidos em setembro – recebem em 28 de maio
- Nascidos em outubro – recebem em 1º de junho
- Nascidos em novembro – recebem em 8 de junho
- Nascidos em dezembro – recebem em 15 de junho