FGTS: fique atento(a) aos golpes e fraudes envolvendo o saque extraordinário

Diante do início das liberações do saque extraordinário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), a Caixa Econômica Federal (CEF) faz um alerta aos trabalhadores para que se atentem sobre o risco de golpes e fraudes envolvendo a iniciativa. Atividades criminosas já foram praticadas neste sentido em 2020, durante a liberação do saque emergencial do fundo de garantia. 

FGTS: fique atento(a) aos golpes e fraudes envolvendo o saque extraordinário
FGTS: fique atento(a) aos golpes e fraudes envolvendo o saque extraordinário. (Imagem: FDR)

Na época, vários brasileiros foram vítimas de fraudes, e descobriram apenas ao tentar acessar o aplicativo do FGTS e descobrirem que o Cadastro de Pessoa Física (CPF), já estava cadastrado na plataforma.

Desta forma a Caixa reforça que os canais oficiais para consultas e demais trâmites envolvendo o benefício ocorrem exclusivamente pelos canais oficiais do banco, que são pelo site ou aplicativo.

A instituição financeira ainda destacou que não tem o hábito de enviar mensagens solicitando a senha ou demais dados pessoais do trabalhador. Também não envia nenhum tipo de link requerendo a confirmação do dispositivo, bem como o acesso à conta via e-mail, SMS ou WhatsApp. Veja a seguir as principais dicas para evitar cair em golpes envolvendo o FGTS ou qualquer outro recurso:

Não forneça senha nem outros dados de acesso em sites ou aplicativos não oficiais, bem como em ligações telefônicas.

  • Desconfie de SMS, email ou qualquer forma de comunicação que diga ser de seu banco, mas que seja de número celular comum e contenha erros de escrita.
  • Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que ficam ocultos no celular ou computador para coletar informações de navegação e dados do usuário.
  • Utilize sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados.
  • A Caixa jamais solicita senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual.
  • A Caixa não solicita ao cliente o desbloqueio nem o cadastramento de novos dispositivos móveis (celulares).

Saque extraordinário do FGTS

O saque extraordinário do FGTS consiste na liberação por parte do governo de até R$ 1 mil referente ao saldo presente nas contas ativas e inativas do fundo. O calendário começou nesta quarta-feira, 20, com os aniversariantes de janeiro e segue até o dia 15 de junho com os nascidos em dezembro.

Os valores serão automaticamente depositados em uma conta poupança social digital, gerenciada por meio do aplicativo Caixa Tem. A liberação do crédito será automática, tanto para quem já possui uma conta no Caixa Tem quanto para aqueles que ainda precisarão se cadastrar na plataforma. 

O saque extraordinário do FGTS irá contemplar cerca de 42 milhões de trabalhadores. A justificativa para esta liberação a caráter emergencial é o endividamento e inadimplência dos brasileiros, que agora terão a oportunidade de usar esse dinheiro para amortizar ou quitar os débitos. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.