Criptomoedas lastreadas em ouro são a bola da vez; conheça mais sobre elas

Em situações de crises e inflação, o ouro tem sido utilizado como um ativo de proteção financeira. Com a digitalização, foram desenvolvidas criptomoedas lastreadas em ouro. Estas são as variantes mais recentes de stablecoins, ou moedas estáveis, na tradução do inglês.

Criptomoedas lastreadas em ouro são a bola da vez; conheça mais sobre elas
Criptomoedas lastreadas em ouro são a bola da vez; conheça mais sobre elas (Imagem: Montagem/FDR)

Uma das principais moedas digitais lastreadas em ouro é a pax gold (PAXG). Neste ano, esse ativo registrou aumento de 7,4%. Já o tether gold, principal rival, valorizou 8,5%. No mesmo período, o bitcoin apresentou queda acima de 13%.

À Reuters, o analista-chefe de mercado da Gainesville Coins, Everett Millman, afirma que muitos novatos se preocupam que criptomoedas não possuem nenhum apoio, “apenas aparece na tela”.

Diante disso, o especialista entende fazer sentido anexar ou vincular as moedas digitais a uma mercadoria do mundo real.

Millman destaca que diversos investidores da Gainesville Coins já se envolviam em criptomoedas — mas tinham interesse em não ter toda a riqueza em dólares ou moedas digitais. Por conta disso, esses usuários procuravam ativos que apresentam maior resistência a inflação, como é o caso do ouro.

Vale destacar que as criptomoedas lastreadas em ouro são novidades de nicho no setor de moedas digitais. Por exemplo, a pax gold e tether gold têm pouco mais de dois anos. Existe pouca liquidez e certeza sobre o panorama de longo prazo.

Na perspectiva de céticos, a pax gold valorizou puxada pela grande corrida pelo ouro. Já na visão dos defensores dessas criptos, essas moedas digitais proporcionam facilidade de possuir ouro — sem precisar armazenar uma barra física ou moeda.

As criptomoedas lastreadas em ouro

Uma criptomoeda lastreada em ouro é um ativo digital derivado, com valor supostamente subscrito pelo preço equivalente em ouro.

Cada moeda digital lastreada em ouro estabelece um único de seus tokens arbitrariamente como possuindo um valor igual a certos onças troy ou gramas de ouro.

Sendo assim, esse equivalente precisa estar presentes nas reservas/cofres da companhia ou de algum custodiante confiável — como ativos físicos garantidos.

Grande parte das moedas digitais lastreadas em ouro podem ser convertidas em ouro físico. Em exchanges de criptomoedas, elas podem ser negociadas por moeda fiduciária ou outras moedas digitais.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.