Governo Federal deverá fazer mais três repasses pelo abono salarial. Os trabalhadores devem ficar atentos aos depósitos do PIS/PASEP. Até o fim do ano, o benefício poderá ser concedido em três modalidades destintas. No entanto, exige-se o cumprimento dos critérios de concessão. Confira.
O abono salarial funciona como uma espécie de salário extra destinado aos cidadãos que estão vinculados ao mercado de trabalho. Para ter acesso é preciso atuar como CLT ou servidor público, desde que haja comprovação das atividades exercidas.
Normalmente, o PIS/PASEP só é pago uma vez ao ano. Porém, com a suspensão do repasse em 2021, há três depósitos previstos até o mês de novembro.
Abono salarial ano base 2020
Esse depósito é referente ao tempo de trabalho exercido em 2020. Ou seja, já teve seu calendário concluído pelo governo. Quem ainda não fez a retirada, tem até o fim do ano para usar a quantia. Após esse período, a mensalidade é retida pelo poder público.
De acordo com a Caixa, há cerca de 561,073 trabalhadores que ainda não resgataram o equivalente total de R$ 523,2 milhões.
Para saber se tem direito ou não ao benefício, basta consultar realizando as etapas abaixo:
- Baixe o aplicativo da Carteira de Trabalho no seu celular, (clique aqui para baixar para Android e aqui para iPhone);
- Abra o aplicativo;
- Acesse sua conta com seu cpf e senha do gov.br ou cadastre sua senha;
- Busque pela opção “Benefícios”;
- Em seguida, basta apenas clicar em “Abono Salarial”.
Abono salarial ano base 2019
Outro valor também em concessão é o PIS/PASEP para quem trabalhou em 2019. Nesse caso, exige-se o cumprimento dos seguintes critérios:
- Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos em 2019;
- Ter recebido remuneração mensal de até dois salários mínimos durante o ano-base de 2019;
- Ter exercido atividade remunerada por, pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base de 2019;
Para consultar se tem direito ou não, o cidadão pode recorrer aos canais de atendimento abaixo:
- Central telefônica Alô Trabalhador nº 158;
- Através de um pedido por e-mail, pelo endereço uf@economia.gov.br, substituindo as letras ‘uf’ pela sigla do estado em que reside;
- Pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS).
Cotas do fundo PIS/Pasep
Por fim, há ainda os repasses referentes as cotas de fundo. Ele é destinado aos trabalhadores, servidores públicos e ex-militares que estiverem em atuação entre 1970 até 4 de outubro de 1988.