PIS/PASEP: três novos saques devem ser realizados até o fim do ano

Governo Federal deverá fazer mais três repasses pelo abono salarial. Os trabalhadores devem ficar atentos aos depósitos do PIS/PASEP. Até o fim do ano, o benefício poderá ser concedido em três modalidades destintas. No entanto, exige-se o cumprimento dos critérios de concessão. Confira.

PIS/PASEP: novos três saques devem ser realizados até o fim do ano (Imagem: FDR)
PIS/PASEP: novos três saques devem ser realizados até o fim do ano (Imagem: FDR)

O abono salarial funciona como uma espécie de salário extra destinado aos cidadãos que estão vinculados ao mercado de trabalho. Para ter acesso é preciso atuar como CLT ou servidor público, desde que haja comprovação das atividades exercidas.

Normalmente, o PIS/PASEP só é pago uma vez ao ano. Porém, com a suspensão do repasse em 2021, há três depósitos previstos até o mês de novembro.

Abono salarial ano base 2020

Esse depósito é referente ao tempo de trabalho exercido em 2020. Ou seja, já teve seu calendário concluído pelo governo. Quem ainda não fez a retirada, tem até o fim do ano para usar a quantia. Após esse período, a mensalidade é retida pelo poder público.

De acordo com a Caixa, há cerca de 561,073 trabalhadores que ainda não resgataram o equivalente total de R$ 523,2 milhões.

Para saber se tem direito ou não ao benefício, basta consultar realizando as etapas abaixo:

  • Baixe o aplicativo da Carteira de Trabalho no seu celular, (clique aqui para baixar para Android e aqui para iPhone);
  • Abra o aplicativo;
  • Acesse sua conta com seu cpf e senha do gov.br ou cadastre sua senha;
  • Busque pela opção “Benefícios”;
  • Em seguida, basta apenas clicar em “Abono Salarial”.

Abono salarial ano base 2019

Outro valor também em concessão é o PIS/PASEP para quem trabalhou em 2019. Nesse caso, exige-se o cumprimento dos seguintes critérios:

  • Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos em 2019;
  • Ter recebido remuneração mensal de até dois salários mínimos durante o ano-base de 2019;
  • Ter exercido atividade remunerada por, pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base de 2019;

Para consultar se tem direito ou não, o cidadão pode recorrer aos canais de atendimento abaixo:

  • Central telefônica Alô Trabalhador nº 158;
  • Através de um pedido por e-mail, pelo endereço [email protected], substituindo as letras ‘uf’ pela sigla do estado em que reside;
  • Pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS).

Cotas do fundo PIS/Pasep

Por fim, há ainda os repasses referentes as cotas de fundo. Ele é destinado aos trabalhadores, servidores públicos e ex-militares que estiverem em atuação entre 1970 até 4 de outubro de 1988.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.