Uma das medidas anunciadas pelo governo para estimular a economia, o saque extraordinário de até R$ 1 mil do FGTS começa na próxima quarta-feira (20). Os trabalhadores serão contemplados de acordo com o mês em que fazem aniversário.
Os aniversariantes de janeiro serão os primeiros a receber o crédito em uma conta-poupança social digital da Caixa, no dia 20 de abril. Depois, no dia 30 de abril, num sábado, será a vez de quem nasceu no mês de fevereiro. Mais sete grupos serão contemplados em maio e os últimos três grupos em junho. Os últimos depósitos serão realizados em 15 de junho, para quem nasceu em dezembro. (confira o calendário abaixo)
Abaixo você pode conferir como funcionará o saque do FGTS e quem tem direito à medida.
Calendário do saque extraordinário do FGTS
- Nascidos em janeiros – recebem em 20 de abril
- Nascidos em fevereiro – recebem em 30 de abril
- Nascidos em março – recebem em 4 de maio
- Nascidos em abril – recebem em 11 de maio
- Nascidos em maio – recebem em 14 de maio
- Nascidos em junho – recebem em 18 de maio
- Nascidos em julho – recebem em 21 de maio
- Nascidos em agosto – recebem em 25 de maio
- Nascidos em setembro – recebem em 28 de maio
- Nascidos em outubro – recebem em 1º de junho
- Nascidos em novembro – recebem em 8 de junho
- Nascidos em dezembro – recebem em 15 de junho
Saque extraordinário do FGTS: quem pode receber?
O saque será liberado para todos os trabalhadores com saldo disponível no FGTS. Serão consideradas tanto a conta do emprego atual, como as contas de empregos anteriores. A prioridade para retirada de dinheiro será dada às contas antigas (inativas), começando pelas de menor saldo.
Como funcionará o saque extraordinário
O saque extraordinário do FGTS, na verdade, consistirá de uma transferência de recursos do fundo para uma conta-poupança social digital da Caixa. O valor máximo que poderá ser retirado é R$ 1 mil, mas o valor exato dependerá do saldo que o trabalhador tiver nas contas do FGTS. Valores bloqueados para o empréstimo com garantia de saque aniversário não serão considerados.
Depois que o depósito for realizado, o trabalhador poderá movimentar o dinheiro pelo app Caixa Tem, sendo possível fazer transferências para outras contas, inclusive de outros bancos, pagar contas, fazer compras e solicitar o saque em caixas eletrônicos e lotéricas.
O trabalhador pode consultar se tem direito ao saque extraordinário pelo app FGTS e pelo site da Caixa. Pelo aplicativo, também é possível consultar a data do depósito e o saldo atual da conta, além de acessar outros recursos.
E se eu não receber o depósito?
Quem não receber o depósito na data prevista poderá fazer uma solicitação pelo app FGTS. É preciso usar a versão mais recente do aplicativo. Depois de fazer login, clique em “Saque Extraordinário” > “Ver contas FGTS liberadas” > “Solicitar saque” > “Confirmar”.
E se eu não quiser realizar o saque?
Quem não quiser aproveitar o saque extraordinário poderá solicitar, pelo app FGTS, a não realização do depósito até a data prevista. Depois que o depósito for realizado, é possível solicitar, também pelo app, a devolução do recurso ao FGTS, até o dia 10 de novembro. Por último, há a opção de não movimentar o dinheiro depositado na conta-poupança social da Caixa e esperar que ele retorne automaticamente para o fundo, com correções, depois de 15 de dezembro.