Warner Bros. e Discovery fazem fusão, negócio foi oficializado por valor bilionário. A conclusão do acordo aconteceu na última sexta-feira, 8 de abril.
Uma grande movimentação que vinha acontecendo no ramo das produtoras acaba de se tornar oficial, na última semana a Discovery finalizou a aquisição da WarnerMedia, que antes pertencia ao grupo de telecomunicações AT&T, a negociação encerrou em cerca de US$ 43 bilhões.
O grande império midiático
O plano de fusão das gigantes midiáticas começou a ser estudado ainda em maio de 2021, em decorrência também da vontade da AT&T voltar seus negócios para os serviços de telefonia móvel, enquanto a Discovery sentia a necessidade de ampliar sua biblioteca de produtos.
O presidente-executivo da AT&T, John Stankey, conta que o investimento será colocado nas áreas de crescimento da empresa, “Com a conclusão desta transação, esperamos investimento recorde em nossas áreas de crescimento formadas por 5G e fibra óptica, onde temos um bom momento”, afirma Stankey.
Com a compra da gigante WarnerMedia, vemos a CNN, HBO, HBO Max, Warner Bros., Cartoon Network, DC Filma e outras se unirem ao grande império Discovery.
O acordo resultou ainda na saída de dezenas de executivos da WarnerMedia, entre eles, as renúncias do presidente-executivo, Jason Kilar, e da chefe dos estudos e canais de televisão, Ann Sarnoff. Os que ficam, como são os casos de Tony Emmerich (chefe da Warner Bros. Pictures), Channing Dungey (chefe da Warner Television) e Casey Bloys (chefe da HBO), passam a responder ao CEO da Discovery, David Zaslav.
O comunicado da fusão ainda deu espaço para o anúncio da equipe executiva que deve liderar a nova Discovery. O grupo traz nomes de executivos que trabalharam anteriormente com Zaslav em sua passagem pela NBC, a emissora estadunidense.
Mudanças futuras
Além da aquisição do grupo WarnerMedia por parte da Discovery, novas mudanças podem vir a acontecer no futuro da empresa. A procura pretende, a longo prazo, realizar a união dos streamings HBO Max e Discovery+.
O objetivo de David Zaslav é tornar a companhia combinada e futuramente o streaming combinado, tão lucrativos quanto os negócios de TV tradicionais.