Está com o score baixo? Confira dicas práticas para melhorá-lo

Pontos-chave
  • Score de crédito é um termômetro que determina se o consumidor é bom ou mau pagador
  • Pontuação vai de 0 a 1.000
  • Dicas simples podem te ajudar a aumentar a pontuação

Você sabe o que significa score de crédito? Ele é uma espécie de termômetro que utiliza vários critérios para determinar se um consumidor é um bom ou mau pagador e se pode ter acesso ao crédito. Simplificando ele define qual possibilidade do consumidor arcar com suas dividas. Saiba tudo sobre o assunto e confira dicas de como aumentar seu score de Crédito.

Score de crédito

É uma pontuação que vai de 0 a 1.000 e que é pesquisada pelos birôs de crédito para comunicar as empresas a respeito do nível de confiança de um determinado consumidor. Esta informação é usada para concessão de empréstimos e demais formas de crédito.

Sim, cada birô de crédito, banco ou empresas pode possuir o seu próprio termômetro. Eles compartilham de diversas semelhanças, mas não são iguais. Cada empresa possui seus critérios específicos nos cálculos e que geralmente não são do conhecimento do consumidor.

Seu score de credito pode ser consultado gratuitamente nos sites e aplicativos dos birôs de crédito como Serasa, SPC, Boa Vista e Quod.

Além da pontuação, informações mais detalhadas sobre as variações da pontuação e também dicas do que fazer para seu número ou comportamentos que devem ser evitados podem ser conferidos pelo cidadão.

A pontuação vai de 0 a 1.000 e, quanto mais perto do máximo, maior é o nível de confiança que o consumidor possui no mercado. O índice se divide em três faixas: de 0 a 300, é considerada baixa; de 301 a 700, é considerada média; de 701 a 1.000, é considerada alto.

Caso o consumidor esteja com algum débito em aberto por mais de 30 dias, é possível que o credor já tenha comunicado os gestores de crédito a respeito da dívida, em especial  do novo Cadastro Positivo. Certamente isso impacta no score.

Solicitações de crédito ao mercado impactam diretamente seu score. Sendo assim, a partir do momento que você fizer um pedido de crédito, seu score poderá ser prejudicado.

Porém, fique tranquilo pois essas informações influenciam no máximo ao longo de três meses. Após este período, seu score volta a crescer. Uma dica é pedir crédito somente quanto estiver com um bom score.

Dicas para subir de nível e aumentar a pontuação para 1000 no Score em poucos dias

Deixar as contas em dia é um dos pontos mais importantes para manter seu score alto. Manter contas de consumo básicas em seu nome como luz e energia e sempre pagá-las em dia também é uma dica importante.

É recomendado por algumas empresas realizar pagamentos com cartões de crédito e sempre pagar as faturas em dia e sempre manter as rotinas financeiras.

Ter um nome com restrição é o fator que mais contribui para reduzir sua pontuação de crédito. Sendo assim, para que seu score suba é essencial procurar alternativas para negociar suas dívidas e retirar o nome da lista de negativados dos órgãos de proteção ao crédito.

É importante destacar que mesmo que você opte por pagar sua dívida de forma parcelada, a instituição em que você contraiu a dívida tem a obrigação legal de limpar seu nome num prazo de 5 dias úteis após o pagamento da primeira parcela.

Outro ponto importante é se manter pagando as contas em dia. Para consolidar seu histórico de bom pagador, é necessário pagar as contas no prazo determinado, o que mostra que o consumidor tem responsabilidade com suas despesas. Como dito acima, mantenha as contas em seu nome.

Uma dica que pode ser considerada básica, mas que é muito eficaz, é manter seus dados atualizados nas instituições financeiras. Que você mantem vínculo. Sempre informe as empresas quando acontece mudanças relativas ao endereço, renda, entre outros.

Uma última dica é sempre que possível consultar a pontuação de crédito. Muitas pessoas ficam com o nome sujo ou com o score baixo após serem vítimas de golpes financeiros. Por conta disso, é importante que você acompanhe de perto a sua pontuação, para saber que ela está se movimentando em linha com seu comportamento financeiro.

Praticamente todas as empresas de médio e porte consultam o score de crédito de seus consumidores e clientes.

 

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Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
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