Tem mais de um cartão de crédito? Fintech quer ajudar usuários a se organizarem com as contas

O mineiro Daniel Carlá já fez um pouco de tudodesd que começou a trabalhar na pré-adolescência. Um de seus projetos é a startup Vanq, que foi criada com objetivo de transformar a maneira como os brasileiros administram seus cartões de crédito. A idéia ainda em fase de desenvolvimento, conseguiu levantar um montante de R$3 milhões no começo do ano em uma rodada pré-seed para investir na arquitetura de sistema e criação do aplicativo que tem a finalidade unificar múltiplos cartões em um só.

Quando o cliente cadastra seus cartões tradicionais mo aplicativo, ele consegue usar apenas o cartão da Vanq, que redirecionar pagamento para o cartão selecionado. Desta forma, o cliente evitar sair de casa com vários cartões, correndo menos risco de assalto, e também confere os gastos unificados de todos os cartões em um único lugar.

A empresa levantou os recursos para desenvolver a idéia com a Chisel Venture Capital e anjos como Marco Túlio Kehdi e André Palis, ambos fundadores da Raccoon, uma empresa de marketing digital, e já está se preparando para uma rodada seed para iniciar os testes do produto com clientes no mês de junho. A Vanq conseguiu reunir mais de 18 mil pessoas na lista de espera.

As duas primeiras rodadas foram estruturada como um SAFE, modelo de captação criado pela Y Combinator para agilizar as rodadas de startups em estágio inicial. Neste modelo, não existe valuation na rodada de capital semente. Por outro lado, os investidores do SAFE costumam ganhar o direito de entrar na rodada série A com um desconto sobre o valor da ação.

O objetivo da startup é atingir os 100 mil usuários até o ano que vem, somente cavando o tamanho do mercado total endereçável. Partindo de um levantamento baseado em dados da Febraban, Serasa, Banco Central e uma pesquisa do Instituto Locomotiva, Daniel  projeta que 6 milhões de brasileiros utilizam quatro cartões de crédito ou mais, exatamente o público-alvo mais direto da Vanq.

Em nosso país, a Vanq é a primeira startup a se lançar no modelo de unificadora de cartões. No mundo, a londrina Curve é uma das referências. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.