INSS: novo presidente é nomeado; saiba quem é

A chefia do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está de cara nova. O Governo Federal nomeou Guilherme Gastaldello Pinheiro Serrano para o cargo, que já exercia os cargos de diretor e presidente substituto. 

INSS: novo presidente é nomeado; saiba quem é
INSS: novo presidente é nomeado; saiba quem é. (Imagem: FDR)

Agora, ele assume o comando da autarquia substituindo o então chefe do INSS, José Carlos Olivero. O recente ex-presidente abriu mão do cargo para assumir uma nova responsabilidade, a de ministro do Trabalho e Previdência, ficando no lugar de Onyx Lorenzoni. 

Lorenzoni deixou a pasta para dedicar tempo à sua campanha para governador do Estado do Rio Grande do Sul nas eleições de 2022. Ele é apenas um dos outros oito ministros que optaram pelo mesmo caminho. 

Mas no que compete ao novo presidente do INSS, a nomeação já foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), logo, já está em vigor. A mesma edição do DOU também informa sobre a nomeação de Jobson de Paiva Silveira Sales para a função de diretor de Gestão de Pessoas do instituto. 

Situação do INSS

A nomeação de um novo presidente pode representar esperança em meio ao caos vivido pelos segurados do INSS nos últimos tempos. Isso porque, vários servidores da autarquia decidiram entrar em greve como uma forma de protesto às investidas do presidente da República. Lembrando que desde o final de 2021, Jair Bolsonaro, promete um aumento salarial aos agentes federais de segurança pública. 

Enquanto isso, o presidente também cortou o orçamento de vários órgãos federais, causando revolta e gerando manifestações e demais atitudes em protesto.  Durante este tempo, a fila de espera do INSS já chegou a 1,8 milhão de pedidos de benefícios previdenciários aguardando pela análise. 

Vale mencionar que a greve abrange os servidores que atuam no atendimento em agências do INSS, bem como os peritos médicos. Como uma forma de driblar a situação e promover o equilíbrio visando atender às demandas dos segurados, o Ministério do Trabalho e Previdência os instrui a reagendar o atendimento. 

É importante explicar que, de toda forma, o órgão irá considerar na data original registrada como data de entrada do requerimento para seguir com os atendimentos e evitar prejuízo financeiro aos segurados. 

No caso específico dos segurados do INSS submetidos à perícia médica, a remarcação do procedimento deve ser feita pelo Meu INSS, tanto pelo site quanto pelo aplicativo. O procedimento é bem simples, basta escolher o meio pelo qual deseja fazer o reagendamento e seguir o passo a passo descrito. Veja como reagendar o atendimento pelo app. 

Meu INSS – aplicativo 

  • Acesse o aplicativo “Meu INSS”; 
  • Informe o CPF e a senha e vá em “Entrar”;
  • Em “Para você”, clique em “Agendar perícia”;
  • Escolha a opção “Remarcar perícia” e clique em “Selecionar”;
  • Abrirá uma nova tela para escolher local e data; siga as orientações do programa;
  • Anote as informações ou tire um print da tela para não perder o novo dia de agendamento do exame médico;

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.