Greve no INSS: saiba como reagendar sua perícia

Com o INSS em greve, beneficiários devem remarcar seus atendimentos. Na última semana, os servidores e peritos da previdência paralisaram suas atividades, em protesto contra as atuais condições de trabalho e salário ofertados pelo poder público. Para quem tinha algum procedimento marcado, é preciso buscar um novo horário. Confira.

Greve no INSS: saiba como reagendar sua perícia (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Greve no INSS: saiba como reagendar sua perícia (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Há meses, o INSS vem enfrentando dificuldades para garantir o funcionamento das suas unidades presenciais. As perícias estão sendo o serviço mais travado e com a adesão da greve dos servidores, foram todas suspensas.

Se você tinha um agendamento de perícia confirmado para os próximos dias, será preciso realizar a marcação. O procedimento pode ser feito pelo telefone 135 ou através do Meu INSS. No caso da greve, a seleção das novas datas é feita diretamente pelo sistema da previdência, selecionando o dia possível para a consulta.

A questão é que no reagendamento automático, há parte significa dos cidadãos que não podem comparecer. Nesse caso, basta fazer a marcação para uma nova avaliação no dia e horário de seu interesse.

Passo a passo para agendamento no Meu INSS

  • Acesse a Página ou app do Meu INSS;
  • Após o Login vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu esquerdo;
  • Clique em “Agendar Novo”;
  • Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”;
  • Compareça na data marcada

Quem precisa fazer a perícia médica?

O procedimento é destinado para os cidadãos vinculados aos seguintes benefícios:

  • Benefício de Prestação Continuada (BPC), caso seja um beneficiário por deficiência;
  • Auxílio-doença;
  • Aposentadoria por incapacidade permanente;
  • Aposentadorias da pessoa com deficiência;
  • Auxílio-acidente.

Lista dos documentos exigidos na perícia

  • Documento de identificação oficial com foto;
  • Número do CPF;
  • Número de identificação do trabalhador (PIS/PASEP);
  • Carteira de trabalho ou carnês de contribuição, ou qualquer documento que comprove o pagamento do INSS (apenas quando a condição de segurado não estiver reconhecida no CNIS);
  • Atestado ou laudo médico que comprove a doença, o tratamento indicado, o período sugerido de afastamento do trabalho e a justificativa da incapacidade de trabalho. Nele ainda devem constar: identificação do paciente, CID (Classificação Internacional de Doenças), data, assinatura, carimbo e CRM do médico;
  • Exames médicos que comprovem a enfermidade do segurado;
  • Requerimento carimbado e assinado pela sua empresa, informando o último dia de trabalho (apenas para os trabalhadores celetistas).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.