PIS/PASEP: Caixa libera novo saque para 10,5 milhões de brasileiros; confira quem recebe

Novo saque do PIS/PASEP é autorizado pelo Governo Federal. Nos próximos dias, milhares de brasileiros estarão recebendo um montante de até R$ 23 bilhões retirados da conta do fundo do abono salarial. O pagamento beneficiará cerca de 10,5 milhões de trabalhadores com ofício realizado entre os anos de 1970 e 1988. Entenda.

PIS/PASEP: Caixa libera novo saque para 10,5 milhões de brasileiros; confira quem recebe (Imagem: FDR)
PIS/PASEP: Caixa libera novo saque para 10,5 milhões de brasileiros; confira quem recebe (Imagem: FDR)

Além do pagamento anual do PIS/PASEP, o governo federal aprovou também liberações para os antigos trabalhadores que tinham saldo retido em suas contas. O valor varia de acordo com o fundo de cada cidadão, mas será repassado ao longo das próximas semanas.

A instituição financeira responsável pelos depósitos é a Caixa Econômica que deverá disponibilizar um calendário com os envios. O titular pode ainda consultar se tem ou não um valor a receber através das plataformas digitais.

Como consultar o saldo do PIS/PASEP

Com o CPF em mãos, siga o passo a passo.

  • Acesse o site “Meu INSS”.
  • Clique em “Entrar”.
  • Caso você não tenha cadastro, a plataforma vai pedir para você fazer um. Basta preencher os campos, com CPF, data de nascimento, nome, e-mail, celular, nome da mãe e estado.
  • Depois de se cadastrar, digite o número do seu CPF e a senha.
  • Faça o login.
  • Altere a senha se achar melhor.
  • Pronto, está tudo pronto para consultar o PIS online.

Site da Caixa Econômica Federal

  • Acesse o site da Caixa, vá em “Benefícios e Programas”, siga para “Benefícios do Trabalhador” e selecione “PIS”.
  • Clique em “Consultar pagamento”.
  • Preencha com os dados solicitados: número do PIS e senha. Se estiver acessando pela primeira vez, efetue o cadastro.
  • Após o acesso, aparecerá um painel de consulta do extrato, com informações de valores e pagamentos efetuados ou a receber, caso você tenha direito.

Herdeiros terão direito aos depósitos

No caso dos trabalhadores já falecidos, os herdeiros poderão acessar a quantia. Para isso, será necessário apresentar a seguinte documentação:

  • certidão de óbito e declaração de dependente habilitado à pensão por morte emitido pelo INSS;
  • certidão de óbito e a certidão ou declaração de dependente habilitado à pensão por morte;
  • através de um alvará judicial designando os beneficiários ao saque;
  • através da escritura pública de inventário.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.