Petrobras: empresa doará botijão e vale-gás em abril; saiba como conseguir

Começa neste mês de abril a segunda fase do programa assistencial da Petrobras. A estatal fará a distribuição de botijão e vale-gás para auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social na compra do item. 

Petrobras: empresa doará botijão e vale-gás em abril; saiba como conseguir
Petrobras: empresa doará botijão e vale-gás em abril; saiba como conseguir. (Imagem: FDR)

Contudo, as iniciativas da Petrobras limitam o amparo às famílias em situação de vulnerabilidade social que residem nas proximidades das unidades operacionais da empresa, bem como aquelas que fazem parte de projetos sociais que recebem o apoio da estatal.

Segundo informações da própria Petrobras, a iniciativa que oferece botijão e vale-gás a vulneráveis conta com um investimento de R$ 115,5 milhões. A estimativa é para que 100 mil famílias sejam beneficiadas em 16 estados brasileiros. 

A ação teve início entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022. Agora, nesta segunda etapa, as investidas da Petrobras contarão com o apoio de 56 instituições sem fins lucrativos que se empenham no desenvolvimento de projetos socioambientais e de condicionantes ambientais. 

Até o momento ainda não foi anunciado quais são essas instituições. O que se sabe é que, em território carioca existem 25 projetos conveniados. Eles estão situados em cidades como:

  • Rio de Janeiro;
  • São Gonçalo;
  • Niterói;
  • Magé;
  • Macaé;
  • Campos;
  • Quissamã;
  • Entorno da Refinaria de Duque de Caxias (Reduc);
  • Entorno da Bacia de Campos;

Somente no Estado do Rio de Janeiro (RJ), a previsão é para que cerca de 30 mil famílias sejam diretamente beneficiadas pela oferta do botijão e vale-gás. Destacando que a oferta se estende a Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo. 

A Petrobras explicou que as famílias beneficiadas são selecionadas com o apoio de instituições parceiras. Essas organizações são responsáveis por identificar os moradores da região que se enquadram no perfil do projeto e então, entrar em contato e distribuir o botijão e vale-gás

É importante explicar que o botijão e vale-gás podem ser recebidos durante o prazo máximo de quatro meses. Destacando que as famílias que fizeram parte da primeira fase do programa poderão receber os benefícios novamente. 

Enquanto isso, as organizações também trabalham em cozinhas comunitárias distribuindo refeições para pessoas em situação de rua e insegurança alimentar. Cerca de 600 mil ‘quentinhas’ devem ser distribuídas no Rio de Janeiro.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.