A busca pelo primeiro emprego pode ser um grande desafio para o jovem brasileiro. O currículo é o primeiro passo para sair em busca de uma oportunidade, esse cartão de apresentação deve ser adequado
Montar um currículo é sempre um desafio, ainda mais para quem não possui experiência e está em busca do seu primeiro emprego.
O que colocar no currículo? Como ser interessante mesmo sem experiência? Essas perguntas são normais nesse primeiro momento de contato com o mercado de trabalho.
Antes de tudo você precisa entender que o seu currículo é o seu cartão de vistas, ele “chega nos locais antes de você”, então, precisa ser interessante o suficiente para fazer com que o recrutador te chame para uma entrevista.
Primeiro emprego: Dicas para montar o currículo
Dados pessoais
Logo no início do documento você deve fazer uma espécie de “apresentação pessoal”.
Ou seja, inserir nome completo, endereço com CEP, cidade, celular, telefone para recados (caso tenha) e e-mail; se tiver perfil profissional em alguma plataforma também é interessante inserir o link.
Objetivo
Descreva de forma mais clara possível qual é a posição de interesse, você pode ser honesto e dizer que o seu objetivo é o “Primeiro Emprego”.
Resumo de qualificações
Pense nas habilidades que você tem, em formas positivas de contribuir para a empresa caso seja contratado.
Tente fazer com que a empresa enxergue que, mesmo sem experiência, você pode acrescentar muito a ela.
Formação acadêmica
O candidato deve colocar o último grau de escolaridade que possui, ou seja, quem não tem nível superior deve citar o nível médio, e assim por diante.
Se ainda está cursando, coloque a previsão de término.
Experiência profissional
Cite as suas contribuições, por exemplo, se fez um trabalho social, algum projeto acadêmico que valha a pena ser citado, entre outros.
Cursos complementares
Explore a sua formação, insira os cursos extracurriculares ou de curta duração e workshops podem ser informados.
Idiomas
Lembre-se não vale a pena mentir, utilize essa aba apenas se a vaga que pretende concorrer exigir e você realmente tiver fluência em uma segunda língua.
A fluência pode ser categorizada como: básico, intermediário, avançado e fluente.
Informática
O profissional pode informar seus conhecimentos em cada programa e categorizá-los.
Outras informações
Neste campo, o candidato pode informar experiências internacionais, trabalhos voluntários, atividades feitas fora do horário de trabalho podem ser citadas.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.