Governo Federal faz mudanças em suas plataformas digitais. Nessa quarta-feira (30), o Ministério da Cidadania informou que acaba de criar um novo aplicativo para os usuários do Cadastro Único. A atual versão do projeto traz novas opções de serviços. Saiba os detalhes, abaixo.
O cadastro único é a principal porta de entrada dos vulneráveis nos projetos sociais do governo federal. Desse modo, o uso do seu aplicativo se torna indispensável. O Ministério da Cidadania fez atualizações na ferramenta que já se encontra disponível para ser baixada em celulares com sistema IOS e Android.
Novo app do CadÚnico
Segundo o próprio governo, são mais de 80 milhões de pessoas registradas no Cadastro Único. O novo aplicativo traz novas informações, como a possibilidade de autocadastramento e apresentação de mapa com os pontos de atendimento mais próximo, extratos de benefícios, notificações e assistente virtual (para esclarecer as principais dúvidas dos cadastrados).
A grande maioria dos registrados, estão vinculados a projetos como o Auxílio Brasil, Auxílio Gás e Tarifa Social de Energia Elétrica, além dos mutuários que financiaram moradias populares (Casa Verde Amarela), entre outros.
Autocadastramento
O Ministério da Cidadania explicou que o serviço de autocadastramento objetiva reduzir as filas de atendimento nas unidades de assistência social. Agora, o cidadão pode se registrar sozinho, anexando apenas seus documentos de identificação pessoal.
“A tecnologia vai facilitar ainda mais o acesso ao Cadastro Único, que é a porta de entrada do cidadão em situação de vulnerabilidade para os principais programas sociais do governo federal”, disse o ministro João Roma.
Quem pode se registrar no CadÚnico?
- Ter renda familiar per capita igual ou menor que meio salário mínimo (R$ 606)
- Ter renda familiar total de até 3 salários mínimos (R$ 3.636)
- Se a renda for superior a 3 salários mínimos, é necessário que o cadastro no CadÚnico esteja ligado à concessão de benefícios específicos
Documentos exigidos:
- RG
- CPF
- Certidão de Nascimento
- Carteira de Trabalho
- Título de Eleitor
- Certidão de Casamento
- Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI)
Benefícios gerenciados pela plataforma:
- Auxílio Brasil
- Casa Verde e Amarela
- Aposentadoria para pessoa de baixa renda
- Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental
- Carta Social
- Carteira do Idoso
- Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais
- Isenção de Taxas em Concursos Públicos
- Passe Livre para pessoas com deficiência
- PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
- Programa Brasil Carinhoso
- Programa de Cisternas
- Pro Jovem Adolescente
- Tarifa Social de Energia Elétrica
- Telefone Popular