Imposto de Renda 2022: menos de um terço dos contribuintes entregou declaração; tire suas dúvidas

Pontos-chave
  • Menos de um terço dos contribuintes enviaram a declaração do IR;
  • Prazo final para prestação de contas é no dia 29 de abril;
  • Multa deverá ser paga na falta da declaração do IR.

A cerca de um mês do prazo final para prestar contas ao Fisco, menos de um terço dos contribuintes entregou a declaração do Imposto de Renda (IR) 2022. Segundo dados apurados pela Receita Federal na última quarta-feira, 30, do total de 34,1 milhões de envios, apenas 9.256.613 foram feitos. 

Imposto de Renda 2022: menos de um terço dos contribuintes entregou declaração; tire suas dúvidas
Imposto de Renda 2022: menos de um terço dos contribuintes entregou declaração; tire suas dúvidas. (Imagem: Montagem/FDR)

O número parcial corresponde a 27,1% do total de declarações previstas para 2022. O prazo oficial de envio da declaração do Imposto de Renda teve início no dia 7 de março e termina às 23h59min59s do dia 29 de abril. 

O contribuinte que não prestar contas ao Fisco precisará arcar com o pagamento de uma multa no valor de R$ 165,74 ou de 20% sobre o imposto devido. Prevalece a quantia que se sobressair no final.  

Regras Imposto de Renda 2022: Quem é obrigado a fazer a declaração do IRPF?

Quem precisa declarar o Imposto de Renda?

Como declarar o Imposto de Renda?

O primeiro passo a ser dado pelos contribuintes antes de iniciar o preenchimento da declaração do Imposto de Renda, é reunir toda a documentação necessária, principalmente o informe de rendimentos do INSS.

Este extrato foi liberado pelo instituto no dia 18 de fevereiro, e pode ser obtido pelo site ou aplicativo Meu INSS, bem como pelo site: extraatoir.inss.gov.br. Em ambas as opções é possível salvar o documento no modelo PDF.

Em seguida, será necessário fazer o download do programa gerador do Imposto de Renda pelo computador ou o aplicativo Meu Imposto de Renda no tablet ou celular. Para instalar o sistema é preciso acessar o site da Receita Federal e clicar no banner que faz menção ao tributo. No centro da rela será possível ver a opção “Baixar o programa do imposto de renda”. 

Concluído o download, é só seguir as instruções de instalação. Na oportunidade, o coordenador tributário, Valdir Amorim, lembrou que o aposentado não pode se esquecer de incluir eventuais dívidas associadas a empréstimos consignados do INSS na declaração. Esta informação é essencial mesmo que a Receita Federal implique tal obrigatoriedade apenas a dívidas superiores a R$ 5 mil. 

Quais informações devem ser apresentadas na declaração do Imposto de Renda?

Confira a breve relação das principais informações que devem ser inseridas na declaração do Imposto de Renda pelos aposentados do INSS:

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile