IR 2022: evite os erros mais comuns e escape da Malha Fina

O prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda 2022 já começou e segue até o dia 29 de abril. É muito importante que os contribuintes prestem o máximo de atenção no momento do preenchimento do documento. Isto porque no último ano, segundo a Receita Federal, 869 mil declarações, ou 2,4% do total enviado, ficaram retidas, ou seja, caíram na famosa malha fina. 

O que mais levou as declarações para a malha fina foram as omissões de rendimentos, com 41,4% das ocorrências. O segundo motivo mais recorrente foram a falta de comprovante de dedução, com 30,9%. 

Para evitar que sua declaração fique retida, existem alguns cuidados que devem ser tomados no momento da declaração do IR.

Todos os contribuintes que receberam mais de R$ 28.559,70 durante o ano de 2021 devem apresentar a declaração. A declaração deve ser preenchida e entregue dentro do prazo da Receita Federal, entre os meses de março e abril.

“Quem cai na malha fina pode pagar multa e outros valores acima do que seria necessário para cumprir a obrigação fiscal junto à Receita Federal. Portanto, para quem tem dificuldade em fazer a declaração do Imposto de Renda, o ideal é procurar a ajuda de um profissional, como o contador, aumentando as chances de cumprir com todos os prazos e levantamentos de documentação necessários para a declaração do IR”, disse o Dr. Evandro Teixeira, responsável jurídico pela Eucontabilizo Web.

O que pode ser deduzido do Imposto de Renda 2022?

Os contribuintes devem prestar atenção aos direitos referentes ao IR, as chamadas deduções. Pouco tempo atrás, fomos informados que os  testes para a Covid-19, feitos em 2021, em laboratórios particulares, poderão ser deduzidos do IR deste ano. 

“O contribuinte que declara o Imposto de Renda utilizando o modelo completo pode deduzir diversas despesas, dentre elas os exames laboratoriais. Dessa forma, os testes podem sim ser deduzidos, tanto do titular como de seus dependentes. Apenas os testes realizados por farmácias não se aplicam, por falta de previsão legal”, disse Teixeira.

Exemplos do que pode ser deduzido do IR 2022:

  • Gastos com consultas em consultórios médicos particulares e hospitais (inclusive os remédios incluídos na conta hospitalar)
  • Cirurgias plásticas (reparadoras ou não, desde que tenham a finalidade de prevenir, manter ou recuperar a saúde física ou mental do paciente)
  • Tratamentos odontológicos e próteses dentárias
  • Fisioterapia e aparelhos ortopédicos
  • Exames laboratoriais
  • Serviços radiológicos
  • Planos de saúde
  • Previdência privada
  • Despesas com educação (ensino técnico, fundamental, médio, superior, pós-graduação, mestrado e doutorado)
  • Despesas médicas realizadas no exterior.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.