Durante uma entrevista concedida ao programa de rádio A Voz do Brasil nesta segunda-feira, 28, o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Pedro Guimarães, informou que mais de 1,5 milhão de brasileiros já solicitaram o microcrédito lançado pelo banco.
A medida recém anunciada visa liberar créditos entre R$ 300 a R$ 1 mil para pessoas físicas e de R$ 1,5 mil a R$ 3 mil para microempreendedores individuais (MEI).
A modalidade de microcrédito está disponível, exclusivamente, pelo aplicativo da conta poupança social digital, o Caixa Tem. Criado em 2020 para simplificar e unificar os depósitos do auxílio emergencial evitando aglomerações, a plataforma se mostrou bastante viável, motivo pelo qual o Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica decidiu manter o banco digital sem cobrar nenhuma taxa dos usuários.
Com o passar do tempo, o Caixa Tem ganhou novas ferramentas e funcionalidades, permitindo que os clientes tenham os principais serviços na palma da mão, sem precisar se dirigir a uma agência física ou recorrer a outros bancos tradicionais. Diante do sucesso, o Caixa Tem passou a viabilizar vários outros benefícios sociais e assistenciais, como o seguro desemprego, o PIS/PASEP e o BEM.
Agora, todos os cidadãos, entre pessoas físicas e jurídicas que possuem conta no aplicativo terão acesso ao microcrédito da Caixa, desde que atualizem a plataforma para uma versão mais recente.
Para isso, basta acessar a loja digital correspondente ao sistema do seu aparelho celular, seja a App Store para iOS ou Play Store para Android. Feito isso, a opção do microcrédito já estará disponível logo na primeira página de acesso.
Na oportunidade, Pedro Guimarães contou estar impressionado com a grande adesão do público. “Esperamos 5 milhões de pessoas, mas nessa velocidade que tivemos hoje, em alguns dias já teremos um número superior. Lembrando que há necessidade de análise de crédito de 10 dias”, declarou.
O presidente da instituição bancária ainda aproveitou para reforçar que esta linha de crédito abrange cidadãos e empresas inadimplentes e cadastrados em órgãos de proteção ao crédito.
Serviços do Caixa Tem
A conta poupança social digital do Caixa Tem oferece diversos serviços e ferramentas gratuitamente aos clientes. O aplicativo autoriza transações no valor máximo de R$ 600, se limitando a um total de R$ 1.200 por dia. No período mensal o cliente do Caixa Tem pode movimentar até R$ 5 mil. No Caixa Tem é possível:
- Pagar boletos online;
- Realizar pagamentos na Casa Lotérica;
- Fazer recarga de telefone celular vinculado a qualquer operadora;
- Contratar o Seguro Apoio Família;
- Obter dicas financeiras;
- Realizar compras online com o cartão de débito virtual;
- Realizar compras presenciais mediante a leitura do QR Code emitido pela máquina de cartão do estabelecimento comercial;
- Informar os rendimentos de pessoa física;
- Consultar o Número de Identificação Social (NIS);
- Consultar o Bolsa Família;
- Receber o Seguro Desemprego;
- Fazer transferências via TED e DOC;
- Fazer transferências e efetuar pagamentos com a chave PIX;
- Consultar o extrato de movimentação da conta poupança.