O primeiro turno das eleições 2022 ocorrerá em 2 de outubro e o segundo turno no dia 30 de outubro. Mas o prazo final de alguns procedimentos importantes ocorre bem antes. É o caso da transferência de título, necessária para quem mudou de município, estado ou país.
A transferência pode ser feita pela internet até o dia 4 de maio. Mas o procedimento é bem simples e leva apenas 5 passos para ser concluído. A seguir, te explicamos como transferir o seu título e outros detalhes importantes a serem observados pelos eleitores em 2022.
Transferência de título: quem deve fazer?
A transferência de título deve ser feita por quem se mudou do município onde a atual sessão eleitoral se encontra. É necessário, no entanto, que o eleitor esteja morando há pelo menos 3 meses no novo endereço e que não tenha feita uma transferência nos últimos 12 meses.
A exceção a essas regras fica por conta de servidores públicos e seus parentes que tenham mudado de cidade devido a remoção ou realocação. Também vale lembrar que jovens entre 16 e 18 anos não são obrigados a tirar o título ou votar.
Como fazer a transferência?
O procedimento deve ser feito pelo site do Tribunal Superior Eleitoral, na sessão do Autoatendimento do Eleitor, disponível nesse link. O eleitor deverá, então, seguir estes passos:
- Selecione a opção “Atualize o seu endereço” (quem está no exterior deve escolher a opção “Eleitor no exterior”).
- Uma caixa de texto aparecerá informando os documentos e dados necessários. Clique em “Sim”.
- Na parte seguinte, será possível verificar se você tem débitos com a Justiça Eleitoral, que devem ser resolvidos antes de realizar a transferência
- Caso não haja débitos, clique em “Iniciar seu atendimento a distância”
- Escolha a unidade da federação em que você se encontra
- Um aviso aparecerá. Clique em “Próximo”.
- Na página seguinte, forneça as informações requisitas, como Título de Eleitor, nome da mãe e do pai. Depois, clique em “Próximo”.
- Alguns documentos deverão ser enviados. São eles: comprovante de residência, documento de identificação com foto (frente e verso), certificado militar (para homens entre 18 e 45 anos) e selfie segurando a identidade.
- Depois de enviá-los, é preciso informar os dados do novo endereço.
- Por fim, aparecerá uma tela com as sessões mais próximas. Basta escolher a mais adequada para você. O requerimento poderá ser acompanhado também no site do TSE.
Como regularizar o título?
O título deve ser regularizado antes de se fazer a transferência. As pendências com a Justiça Eleitoral podem ser consultadas por este link. Depois de digitar o número do título, CPF ou nome, clique em “Entrar”.