Por que o Tesouro Direto tem negociações suspensas em alguns dias?

Pontos-chave
  • Os preços e taxas de títulos do Tesouro Direto são atualizados três vezes por dia;
  • As negociações podem ser suspensas em situações de mais volatidade no mercado;
  • As suspensões buscam proteger o investidor e o Tesouro Nacional.

Em situações de grande instabilidade no mercado, o Tesouro Nacional tende promover pausas nas negociações dos títulos públicos do Tesouro Direto. Por conta disso, alguns investidores se perguntam por que o Tesouro Direto tem negociações suspensas em alguns dias.

Por que o Tesouro Direto tem negociações suspensas em alguns dias?
Por que o Tesouro Direto tem negociações suspensas em alguns dias? (Imagem: FDR)

Ao longo do dia, os valores e as taxas dos títulos do Tesouro Direto são atualizados três vezes. Geralmente, essas atualizações acontecem às 9h30, 12h00 e 15h30. O programa está aberto em dias úteis, das 9h30 às 18h.

Para que o investidor tenha segurança de que receberá taxas de retorno iguais às praticadas no mercado dos títulos da dívida pública, serão realizadas as atualizações.

Durante o dia, as instituições financeiras efetuam a negociação de movimentações dos títulos públicos no Mercado Secundário.

Por um lado, no Tesouro Direto, as negociações de títulos são feitas de modo direto — entre o Tesouro Nacional de o investidor. Apenas pessoas físicas podem participar.

Já por outro lado, o preço dos títulos e taxas são baseados nas negociações que acontecem no mercado secundário.

Sendo assim, quando o mercado apresenta mais volatilidade, as condições das negociações tendem a se distanciar dos preços estabelecidos das taxas do Tesouro Direto.

Com isso, os valores dos investimentos — e também dos preços de resgate — se diferem do que está sendo praticado no mercado.

Quando ocorre isso, a Secretaria do Tesouro Nacional suspende as negociações do programa. Desse modo, há a possibilidade de realizar atualizações sobre os valores e taxas dos títulos, para que estes cheguem aos patamares vigentes.

Assim que o Tesouro Nacional consegue estabelecer as novas referências para os valores e taxas dos títulos, a suspensão termina.

Ou seja, as suspensões são uma forma de promover mais segurança aos investidores. Desse modo, as operações podem acontecer com preços e taxas mais adequados ao mercado.

Por que o Tesouro Direto tem negociações suspensas em alguns dias?

Geralmente, os principais motivos que fazem as negociações serem suspensas no Tesouro Direto são relativos à volatilidade das taxas de juros.

O Tesouro Direto não concede explicações detalhadas sobre o que seria isso. De qualquer forma, o Blog Renda Fixa explicou como isso funciona.

Conforme dito anteriormente, as taxas pagas pelo Tesouro Direto podem variar três vezes durante o dia. Isso tem relação com o modo como o Tesouro Nacional estabelece esses valores para que os títulos sigam atraentes para as pessoas.

Para estabelecer as taxas de remuneração, os parâmetros utilizados serão as expectativas do mercado sobre os juros no futuro. Essas projeções tendem a alterar constantemente.

O comportamento dos juros pode ser visto conforme as cotações dos contratos DI futuro — que são negociados diariamente na Bolsa de Valores.

Geralmente, as grandes instituições financeiras que realizam transações a partir desses tipos de contratos. Como os valores dos mesmos são muito altos, as pessoas físicas tendem a ficar de fora.

De qualquer modo, as taxas pagar pelo Tesouro Direto aos investidores são influenciados pelas taxas negociadas nos contratos DI futuro. Assim como acontece com os ativos negociados em Bolsa de Valores, as taxas dos contratos DI futuro oscilam rapidamente.

Caso ocorra algum fato — que abale o mercado provocando mudanças bruscas sobre as expectativas futuras, um cenário econômico incerto ou preocupação no mercado — haverá taxas maiores na negociação dos contratos DI futuro. Isso a partir da lei de oferta e demanda.

O Tesouro Direto oferece mais estabilidade em comparação à renda variável
O Tesouro Direto oferece mais estabilidade em comparação à renda variável (Imagem: Montagem/FDR)

Objetivos das suspensões no Tesouro Direto

O Tesouro Direto informa que as suspensões servem para que as pessoas sejam protegidas das fortes oscilações ao mercado.

Apesar disso, segundo o Blog Renda Fixa, essa medida também visa proteger o próprio Tesouro.

O motivo disso é porque, se os valores dos títulos comercializados pelo programa tivessem atualizações em tempo real — como ocorre no DI futuro — os investidores pequenos poderiam aproveitar os picos de aumento para comprar títulos mais baratos, e com taxas de rendimentos maiores.

Dessa forma, a suspensão funciona como um modo de evitar que a comercialização dos títulos ocorra em situações de estresse no mercado financeiro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.