Nova margem do consignado do INSS pode aumentar endividamento; entenda

Governo Federal aprova nova margem para os empréstimos consignados do INSS. Recentemente, o ministério da economia informou que aumentará de 35% para 40% a porcentagem que pode ser destinada as linhas de crédito dos aposentados e pensionistas. A decisão terá um impacto imediato no mercado. Entenda.

INSS: nova margem do consignado pode aumentar endividamento; entenda (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
INSS: nova margem do consignado pode aumentar endividamento; entenda (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Afim de melhorar o desenvolvimento econômico do país, o governo federal aumentou a margem de crédito dos aposentados e pensionistas do INSS. Agora, até 40% de seus salários poderão ser destinados ao empréstimo consignado, o que deve aumentar os indicativos de endividamento da população.

Economia em declínio

Apesar do governo tentar reaquecer a economia brasileira, levando em consideração o ano eleitoral, o aumento da margem do consignado deverá ter um impacto muito mais negativo do que positivo.

É válido ressaltar que os juros mensais máximos do empréstimo consignado são, nesse momento, de 2,14% ao mês e 3,06% para o cartão de crédito consignado. No caso dos juros para beneficiários do BPC e do Auxílio Brasil os juros devem chegar a 3% ao mês.

“É indecoroso incluir BPC e Auxílio Brasil no consignado. São dois benefícios assistenciais voltados a tirar a pessoa da condição de miséria. Não deveria ser um mecanismo de endividamento, colocando a pessoa no “mercado” sem a menor estrutura para dar conta disso”, pontuou Tônia Galetti, diretora do Sindicato Nacional de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), em entrevista ao portal IG economia.

De acordo com ela, em um futuro próximo, a população terá ainda mais dívidas:

“O governo está abrindo mão de fazer a manutenção das condições que fazem com que a pessoa receba o BPC ou será olhada a situação de vulnerabilidade somente no ato da concessão?”, diz Tônia.

“Para os que estão muito necessitados, o aumento da margem consignável vem em boa hora, principalmente se, com o novo empréstimo, a pessoa conseguir quitar alguns com juros mais altos, como o cartão de crédito ou cheque especial. Mas bem melhor do que o aumento da margem seria a aprovação do 14º salário, excepcionalmente, e melhor ainda a aprovação do Projeto de Lei 4434/2008, que recupera o poder de compra dos aposentados, em relação ao salário mínimo, em cinco anos”, avalia Yedda Gaspar, presidente da Federaçao das Associações de Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio de Janeiro (Faaperj), também em entrevista ao IG economia.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.