Qual será o rendimento da Poupança com a nova taxa Selic?

Nesta quarta-feira (16), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu aumentar a Selic de 10,75% ao ano para 11,75% ao ano. Devido a este reajuste, muitos se perguntam se haverá mudanças em investimentos. Entenda qual será o rendimento da poupança com a nova taxa Selic.

Qual será o rendimento da Poupança com a nova taxa Selic?
Qual será o rendimento da Poupança com a nova taxa Selic? (Imagem: Montagem/FDR)

Pela nova vez consecutiva, o Copom promoveu aumento na taxa básica de juros. A decisão recente já era prevista pelos economistas. Agora, a taxa Selic atingiu o maior patamar desde abril de 2017, quando tinha chegado a 12,25% ao ano.

Qual será o rendimento da poupança com a nova taxa Selic?

Diversos investimentos são influenciados pelos reajustes na Selic. Este também é o caso da poupança, justamente porque sua rentabilidade está atrelada à taxa básica de juros. Apesar disso, nem sempre o rendimento da poupança aumenta junto com a Selic.

Mesmo com a alta da taxa Selic, a caderneta de poupança continuará com o retorno travado em 6,17% ao ano + Taxa Referencial (TR). Isso acontece por conta da forma como esta aplicação é calculada.

A atual regra da poupança funciona desta forma:

  • Quando a Selic estiver em até 8,5% ao ano: rendimento limitado a 70% da Selic + TR para novos depósitos; e rendimento de 0,5% ao mês + TR (ou 6,17% ao ano +TR) para depósitos realizados até 2012.
  • Quando a Selic estiver acima de 8,5% ao ano: rendimento fixo de 0,5% ao mês + TR (ou 6,17% ao ano + TR) para depósitos antigos e novos, independentemente da Selic que estiver em vigor.

Ou seja, quando a taxa Selic estiver abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento altera juntamente com a taxa básica de juros. Já quando a Selic estiver acima de 8,5% ao ano — como acontece atualmente —, a poupança rende de modo fixo e deixa de crescer.

Segundo estimativa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), ao g1, com a Selic de 11,75% ao ano, a poupança renderá aproximadamente 0,60% ao mês — o que representa uma rentabilidade de 7,44% ao ano (já inserindo no cálculo da variação da TR).

Sendo assim, ao investir R$ 1 mil, por exemplo, haverá rendimento de 74,40 em 12 meses. Ou seja, a quantia chegará a R$ 1.074,40. Este cálculo considera a Selic fixa no nível de 11,75% ao ano.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.