Detran anuncia parcelamento de multas, IPVA e licenciamento em até 18 vezes

O Detran de São Paulo anunciou a possibilidade de pagar o IPVA e também outros débitos de forma parcelada. Quem precisar pode pagar multas e outras pendências em até 18 vezes através do cartão de débito e crédito.

O Detran habilitou 12 instituições financeiras para realizar o parcelamento das multas e também das demais taxas do órgão. É importante destacar que esta possibilidade de  parcelamento não inclui infrações aplicadas por outros órgãos de trânsito, como  os municipais e/ou rodoviários. 

Também não foram contempladas, débitos inscritos na dívida ativa, parcelamentos com inscritos em cobrança administrativa e veículos licenciados nos demais Estados.

Como funciona o parcelamento 

O Detran explicou que as empresas credenciadas oferecem algumas opções de planos para a quitação de débitos que estão em aberto. Sendo assim, o dono do veículo fica por dentro de todos os custos adicionais como juros do parcelamento, por exemplo.

O usuário poderá ainda avaliar as possibilidades oferecidas por cada proposta, uma vez que isto é um direto previsto em resolução pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Dica importante 

Antes de aceitar a negociação de alguma das instituições credenciadas, faça uma pesquisa de mercado. Isto é importante pois cada empresa segue uma demanda livre, podendo assim, aplicar valores e juros entre uma média de 3% a 20%, considerando o valor do débito e a forma de pagamento. Existe diferenças ainda no número de parcelas, que podem variar entre 12 e 18.

Para não cair em golpes, clique aqui e confira a lista de empresas credenciadas e homologadas pelo Detran para realizar a operação. 

Taxas e multas que podem ser parceladas 

Entre as taxas e muitas que podem ser parceladas estão IPVA, Seguro DPVAT e o Licenciamento de 2022 para automóveis usados (R$98,91) e carros novos (R$131,80). Para as multas, elas podem ser parceladas independente do grau. Desta forma, multas  leves, médias, graves, gravíssimas e, até mesmo, as autosuspensivas, podem ter seu valor parcelado.

Isenção IPVA 2022: Como garantir que o valor do imposto do veículo seja grátis

Detran

Os Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) são os órgãos (havendo alguns estados que os tornaram autarquias) do Poder Executivo Estadual que fiscalizam o trânsito de veículos terrestres em suas respectivas jurisdições, no território Brasileiro.

Entre suas atribuições estão a determinação das normas para formação e fiscalização de condutores.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile