Detran anuncia parcelamento de multas, IPVA e licenciamento em até 18 vezes

O Detran de São Paulo anunciou a possibilidade de pagar o IPVA e também outros débitos de forma parcelada. Quem precisar pode pagar multas e outras pendências em até 18 vezes através do cartão de débito e crédito.

O Detran habilitou 12 instituições financeiras para realizar o parcelamento das multas e também das demais taxas do órgão. É importante destacar que esta possibilidade de  parcelamento não inclui infrações aplicadas por outros órgãos de trânsito, como  os municipais e/ou rodoviários. 

Também não foram contempladas, débitos inscritos na dívida ativa, parcelamentos com inscritos em cobrança administrativa e veículos licenciados nos demais Estados.

Como funciona o parcelamento 

O Detran explicou que as empresas credenciadas oferecem algumas opções de planos para a quitação de débitos que estão em aberto. Sendo assim, o dono do veículo fica por dentro de todos os custos adicionais como juros do parcelamento, por exemplo.

O usuário poderá ainda avaliar as possibilidades oferecidas por cada proposta, uma vez que isto é um direto previsto em resolução pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Dica importante 

Antes de aceitar a negociação de alguma das instituições credenciadas, faça uma pesquisa de mercado. Isto é importante pois cada empresa segue uma demanda livre, podendo assim, aplicar valores e juros entre uma média de 3% a 20%, considerando o valor do débito e a forma de pagamento. Existe diferenças ainda no número de parcelas, que podem variar entre 12 e 18.

Para não cair em golpes, clique aqui e confira a lista de empresas credenciadas e homologadas pelo Detran para realizar a operação. 

Taxas e multas que podem ser parceladas 

Entre as taxas e muitas que podem ser parceladas estão IPVA, Seguro DPVAT e o Licenciamento de 2022 para automóveis usados (R$98,91) e carros novos (R$131,80). Para as multas, elas podem ser parceladas independente do grau. Desta forma, multas  leves, médias, graves, gravíssimas e, até mesmo, as autosuspensivas, podem ter seu valor parcelado.

Detran

Os Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) são os órgãos (havendo alguns estados que os tornaram autarquias) do Poder Executivo Estadual que fiscalizam o trânsito de veículos terrestres em suas respectivas jurisdições, no território Brasileiro.

Entre suas atribuições estão a determinação das normas para formação e fiscalização de condutores.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.