CNH Popular 2022: Inscrições para habilitação gratuita começam em breve

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou em uma live na terça-feira (8) que o programa CNH Popular 2022 será lançado em 22 de março. A data deve ser usada para divulgar os detalhes da nova edição.

“Nós vamos anunciar, deverá ser nessa segunda quinzena do mês de março, um novo programa de Carteira Popular 2022/2023. […] Já está marcado dia 22 de março”, afirmou Camilo.

Ainda não se sabe, por exemplo, quantas vagas seriam ofertadas, ou se seriam seguidos os mesmos critérios de admissão das edições anteriores. Na edição de 2021/2022, o CNH Popular ofereceu 25 mil vagas em todo o estado, sendo 5 mil na capital, Fortaleza, e 20 mil nos municípios do interior.

O programa é organizado pelo governo do Ceará desde 2009 e de lá pra cá já ajudou quase 140 mil cidadãos a conseguirem sua primeira habilitação ou mudarem de categoria de forma gratuita.

São oferecidos todos os procedimentos, incluindo exames médico e psicológico, aulas teóricas e práticas e testes, para as categorias A (motos) e B (carro). Além disso, quem se habilita na categoria A ganha um capacete.

Como funciona o programa

Para ter acesso ao CNH Popular, os candidatos precisam ter mais de 18 anos e estar regularmente inscritos no CadÚnico. Também há vagas para deficientes físicos e egressos do sistema prisional.

As inscrições são feitas pelo site do Detran-CE, seguindo estes passos:

  • Acesse www.detran.ce.gov.br
  • Clique em “Habilitação” na parte de “Serviços” e depois em “CNH Popular”
  • Escolha a opção “Primeira habilitação” e digite seu CPF
  • Em seguida, deve-se preencher um formulário com informações pessoais
  • O candidato deverá, então, anexar documentos, como comprovante de residência, RG e Número de Identificação Social (NIS)

O resultado do processo seletivo é informado por e-mail. Os candidatos aprovados devem comparecer a uma unidade do Detran-CE para conferência de documentos, cadastro de biometria, registro de foto, realização de exames e encaminhamento para os centros de formação de condutores.

Na última edição, os municípios do interior foram contemplados primeiro. Em Fortaleza e demais municípios da Região Metropolitana, o atendimento aos candidatos aprovados se deu apenas em fevereiro de 2022. Desse modo, a abertura das turmas da próxima edição, citada pelo governador Camilo Santana, deve demorar um pouco para ocorrer.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amaury Nogueira
Amaury da Silva Nogueira é bacharelando em Letras/Edição pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Apaixonado pelo universo da escrita, atua há dois anos como redator e realiza pesquisas sobre história da edição no Brasil. Além disso, atualmente pesquisa também sobre direitos e benefícios sociais para agregar conhecimento na redação do portal de notícias FDR.