- Preço dos combustíveis está em alta desde 2021
- Conflito entre Rússia e Ucrânia pode se refletir no preço dos combustíveis
- Dicas podem ajudar a economizar
Os brasileiros vem sofrendo desde o ano passado com os altos preços da gasolina em todo o país. Quando os preços estavam começando a cair, teve início o conflito entre Rússia e Ucrânia e prejudicou novamente o cenário. Diante disso, dicas de como economizar combustível continuam válidas. Confira algumas abaixo.
Calibre os pneus de maneira correta
Confira no manual do carro qual é a pressão recomendada para os pneus, que pode variar de eixo para eixo e de acordo com a carga transportada.
Os pneus com pressão abaixo da recomendada aumentam a superfície de contato com o solo, fazendo o motor demandar mais energia para manter o carro em funcionamento, o que eleva o consumo. O oposto também acontece, pois quando o pneu está muito cheio eles deixam o carro mais “duro” o que pode diminuir a vida útil de componentes de suspensão.
É importante verificar como está a calibragem dos pneus a cada 15 dias, sempre com os pneus frios. Quando eles estão quentes, o ar dentro deles expande e o usuário acaba calibrando com pressão mais abaixo do que deveria.
Conduza com suavidade e antecipe manobras
Quanto mais o motorista respeitar a rotação do motor, melhor será o rendimento e o consumo do automóvel.
O RPM (Rotações por Minuto) é a medida de rotação do motor e as passagens de marcha devem acontecer quando a rotação atingir, na média, entre 2.000 rpm e 2.500 rpm. Existem veículos que avisam o condutor o melhor momento para a troca de marcha e esse patamar pode ser diferente para cada modelo.
Em grande parte das vezes, quando o motorista ultrapassa a faixa de giro, o consumo de gasolina cresce, pois o condutor fica acelerando e forçando a marcha desnecessariamente.
Acelere e freie de maneira gradual e use o freio-motor nas reduções de velocidade. É importante ressaltar que descer ladeiras no ponto-morto não faz com que o combustível seja economizado e ainda desgasta os freios de maneira prematura.
Sempre confira o alinhamento das rodas
Rodas desalinhadas são outro fator que causam o aumento no consumo de combustível e contribuem para o desgaste prematuro dos pneus.
É recomendado que o alinhamento seja conferido a cada 10 mil quilômetros rodados ou quando o motorista percebe que o veículo está “puxando” para um lado ou outro.
Realize o balanceamento dos pneus para evitar trepidações e para manter o veículo estável.
Faça a troca do filtro e do óleo dentro do prazo
Se atentar a manutenção do carro, que engloba as revisões dentro do prazo estipulado e quilometragem recomendada, diminui o gasto de gasolina em no mínimo 10%. Isso inclui a troca de óleo lubrificante do motor, assim como a substituição do respectivo filtro. Em caso de veículos com quilometragem alta, é importante verificar o nível do óleo uma vez por semana.
Use o ar condicionado de maneira correta
O uso do ar-condicionado pode aumentar o consumo de combustível em 20%, uma vez que o compressor do equipamento é acionado por uma correria ligada ao motor. Sempre que possível de preferência ao ar natural.
Na estrada, a dica é outra. Na estrada costumamos andar com uma velocidade consideravelmente mais alta que na cidade. Com isso, ao andar com as janelas abertas é causada uma resistência contrária à direção que o carro está indo, prejudicando a aerodinâmica do carro. Isto pode causar um consumo de combustível ainda maior que o ar-condicionado.
Verifique o catalisador e o escapamento
O catalisador, responsável por converter gases tóxicos causados pela queima de combustível em água, gás carbônico e nitrogênio, aumenta o consumo e as emissões se estiver danificado.
Pode acontecer ainda o desprendimento de componentes internos do catalisador e do sistema de escape, o que prejudica a saída dos gases. Isso faz a temperatura do motor se eleve e aumente o consumo.