CNH Social: Acre recebeu mais de 30 mil inscrições; confira próximos passos

Durante 20 dias liberados para inscrições, um total de 30.992 pessoas demonstraram interesse em assegurar uma vaga no programa CNH Social do Acre. O levantamento foi feito pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Estado do Acre após o prazo de inscrições ter sido encerrado no último domingo, 6. 

CNH Social: Acre recebeu mais de 30 mil inscrições; confira próximos passos
CNH Social: Acre recebeu mais de 30 mil inscrições; confira próximos passos. (Imagem: FDR)

O programa CNH Social é voltado à população de baixa renda que deseja adquirir a primeira habilitação, adicionar ou mudar alguma categoria. O atrativo está vinculado ao fato de que todos os trâmites relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) são inteiramente gratuitos. 

Concluída a fase de inscrição, o próximo passo a ser dado é aguardar o departamento competente, o Detran-AC, realizar a análise dos dados fornecidos por cada candidato no intuito de verificar se todas as regras foram cumpridas. Se nenhuma inconsistência for identificada, é feita a seleção dos candidatos aprovados. 

A previsão é para que a atual edição do programa CNH Social divulgue a lista de selecionados nos próximos dias através do Diário Oficial do Estado. A presidente do Detran-AC, Taynara Martins, disse que este é um trabalho em conjunto com a Secretaria de Educação e Assistência Social, cujo objetivo é selecionar minuciosamente os candidatos para a categoria estudantil e outras. 

“Devido ao número grande de inscritos, vamos analisar todos os critérios de seleção e desempate. Ainda não vamos passar uma data para divulgação do resultado final, porque estamos com toda cautela para que tenha realmente a transparência. Mas avaliamos como um sucesso essa quantidade de inscritos”, explicou Taynara. 

De acordo com a presidente, infelizmente não é possível ampliar a quantidade de vagas por hora. Contudo, afirmou que certamente novas edições do programa CNH Social serão lançadas em um futuro próximo. 

Mas assim como em qualquer programa ou benefício social, é preciso que os interessados cumpram alguns requisitos para ter direito. Neste caso, o principal critério que dá acesso à CNH Social é a comprovação da incapacidade de custear as despesas relacionadas à emissão do documento. 

Portanto, podem se inscrever no programa CNH Social:

  • Pessoas que comprovem receber até 2 salários mínimos;
  • Pessoas que estão desempregadas a mais de 12 meses;
  • Pessoas que são alunas da rede pública e possuem rendimento exemplar;
  • Pessoas com necessidades especiais;
  • Ex presidiários;
  • Pessoas que são agricultores;
  • Pessoas que não possuem registro algum em sua carteira de trabalho;
  • Pessoas que recebem o Bolsa Família;
  • Pessoas que não possuem nenhum registro de infração no trânsito;
  • Trabalhadores do setor de transporte que desejam fazer alguma regularização perante a justiça.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.