ProUni 2022: estudantes aprovados têm até amanhã (4) para comprovar dados

Termina nesta sexta-feira, 4, o prazo para os estudantes aprovados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) comprovarem as informações fornecidas durante a inscrição.

ProUni 2022: estudantes aprovados têm até amanhã (4) para comprovar dados
ProUni 2022: estudantes aprovados têm até amanhã (4) para comprovar dados. (Imagem: FDR)

De acordo com o cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), a próxima etapa será a divulgação do resultado da segunda chamada no dia 21 de março, sendo que a comprovação deve ocorrer até o dia 29 do mesmo mês. A lista de espera poderá ser consultada somente nos dias 4 e 5 de abril.

Criado em 2004 durante a gestão do ex-presidente Lula, o ProUni, é responsável por ajudar milhares de brasileiros a ingressarem em universidades privadas com bolsas de descontos que podem chegar a 100%.

Perante a legislação original, o ProUni oferece bolsas de estudo de 50% a 100% em instituições particulares de educação superior. Para isso, é preciso que o estudante apresente uma renda familiar bruta mensal entre um salário e meio a três salários mínimos por pessoa.

Aqueles que tiveram uma participação no Enem devem apresentar uma pontuação mínima de 450 pontos. Mas recentemente, o presidente da República, Bolsonaro editou uma Medida Provisória (MP) que amplia o acesso ao programa.

Com a alteração feita pelo presidente, estudantes pagantes ou bolsistas parciais que cursaram o ensino médio em escolas privadas poderão ter acesso às bolsas de graduação nesta modalidade.

As s novas regras aumentam as políticas de inclusão no ensino superior, reduzem a ociosidade na ocupação e tornam o ProUni menos burocrático. Também foram alteradas as regras de reserva de cotas para negros, indígenas e pessoas com deficiência.

De agora em diante, os percentuais de autodeclarados de cada grupo serão avaliados individualmente, e não mais em conjunto como acontecia. Além do mais, não será mais obrigatória a apresentação da comprovação de renda familiar ou de situação de deficiência, caso essas informações possam ser obtidas junto a órgãos governamentais.

O ProUni também passa a contar com a possibilidade de suspender a participação de quem descumprir as obrigações assumidas durante a adesão ao programa. As mantenedoras de instituições de ensino superior que forem punidas com a desvinculação terão a capacidade de serem readmitidas, ação que até então era vetada.

Cronograma ProUni 2022

  • Comprovação das informações: 3 a 14 de março;
  • Segunda chamada: 21 de março;
  • Comprovação das informações: 21 a 29 de março;
  • Lista de espera: 4 e 5 de abril;
  • Resultado: 7 de abril;
  • Comprovação das informações: 8 a 13 abril.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.