ProUni 2022: resultado da primeira chamada é divulgado hoje (2); confira como consultar

Os estudantes que se inscrevem no Programa Universidade para Todos (ProUni) 2022 na expectativa de conseguirem uma vaga em cursos de graduação de universidades privadas podem se acalmar, pois o resultado da primeira chamada será divulgado ainda nesta quarta-feira, 2. Caso a inscrição seja selecionada, eles terão a chance de conquistar bolsas de estudo integral ou parcial de 50%.

ProUni 2022: resultado da primeira chamada é divulgado hoje (2); confira como consultar
ProUni 2022: resultado da primeira chamada é divulgado hoje (2); confira como consultar. (Imagem: FDR)

É importante explicar que a bolsa integral do ProUni é destinada exclusivamente aos cidadãos de baixa renda. Por isso, é preciso comprovar uma renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

Já no caso da bolsa parcial, essa renda pode ser de até três salários mínimos por pessoa. Mas estas não são as únicas regras do programa, já que o estudante precisa ter cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública.

Na hipótese de o ensino médio ter sido cursado em instituições privadas, é crucial que o estudante tenha concluído esses ensinos básicos com a ajuda de uma bolsa de estudos integral ou parcial.

Este ano o ProUni está cheio de novidades, uma delas é a possibilidade de os estudantes usarem as notas das últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na tentativa de conseguir uma bolsa.

Mas para isso, é preciso que o candidato tenha atingido uma nota mínima de 450 pontos, além de não ter tirado zero na redação. Até então, era permitido usar apenas a nota da última edição do Enem realizada antes do processo de abertura do ProUni.

As novas regras aumentam as políticas de inclusão no ensino superior, reduzem a ociosidade na ocupação e tornam o ProUni menos burocrático. Também foram alteradas as regras de reserva de cotas para negros, indígenas e pessoas com deficiência. De agora em diante, os percentuais de autodeclarados de cada grupo serão avaliados individualmente, e não mais em conjunto como acontecia.

Além do mais, não será mais obrigatória a apresentação da comprovação de renda familiar ou de situação de deficiência, caso essas informações possam ser obtidas junto a órgãos governamentais.

O ProUni também passa a contar com a possibilidade de suspender a participação de quem descumprir as obrigações assumidas durante a adesão ao programa. As mantenedoras de instituições de ensino superior que forem punidas com a desvinculação terão a capacidade de serem readmitidas, ação que até então era vetada.

Cronograma ProUni 2022

  • Comprovação das informações: 3 a 14 de março;
  • Segunda chamada: 21 de março;
  • Comprovação das informações: 21 a 29 de março;
  • Lista de espera: 4 e 5 de abril;
  • Resultado: 7 de abril;
  • Comprovação das informações: 8 a 13 abril.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.