Como sacar o Auxílio Brasil? Agente da Caixa traz detalhes sobre o pagamento

Pagamentos do Auxílio Brasil movimentam as agências bancárias. Até o fim desta semana, a Caixa Econômica Federal estará realizando os depósitos do projeto social. As mensalidades são de até R$ 400 e podem ser retiradas presencialmente no banco, mediante a apresentação de um documento original com foto.

Como sacar o Auxílio Brasil? Agente da Caixa traz detalhes sobre o pagamento (Imagem: FDR)
Como sacar o Auxílio Brasil? Agente da Caixa traz detalhes sobre o pagamento (Imagem: FDR)

De acordo com os dados do Governo Federal, somente neste mês, mais de 17 milhões de brasileiros serão contemplados com o Auxílio Brasil. Em Pernambuco, o número é de 1 milhão e 180 mil famílias. Todas precisam estar registradas no cadastro único, comprovando a situação de vulnerabilidade social.

Como fazer o saque do Auxílio Brasil?

Rafaela Souza, gerente da Caixa Econômica do Camará Shopping, explica que o cidadão precisa ficar atento ao calendário de saque. Ela enfatiza que há uma data específica para cada segurado, determinada de acordo com o número final do NIS. Sendo o seu dia de recebimento, basta ir até a agência, com funcionamento das 10h às 15h.

Para ter acesso a quantia há três formas:

Primeiro, mediante a utilização do cartão do antigo bolsa família. Nesse caso, Rafaela explica que basta inserir o dispositivo dos caixas eletrônicos e com a senha de acesso solicitar o saque do valor que desejar.

Outra possibilidade é ir até um atendente bancário, nos guichês internos, e exibir um documento oficial com foto. Para isso, é preciso solicitar a ficha de chamada e aguardar a sua vez.

Por fim, o pagamento pode ser também gerenciado pelo Caixa Tem. O cidadão deve se dirigir até um caixa eletrônico e selecionar a função de saque do Auxílio Brasil. Na sequência, com o aplicativo da poupança digital em mãos, ele precisa ir até a aba “código de saque” e conferir os dígitos.

Depois, é só repassá-lo no caixa eletrônico, informar o valor que deseja retirar e confirmar a transição.

A gerente da Caixa enfatiza ainda que em caso de erros no cadastro ou ausência do pagamento, o beneficiário deve procurar informações no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Calendário de pagamento do Auxílio Brasil

  • NIS final 1: 14 de fevereiro;
  • NIS final 2: 15 de fevereiro;
  • NIS final 3: 16 de fevereiro;
  • NIS final 4: 17 de fevereiro;
  • NIS final 5: 18 de fevereiro;
  • NIS final 6: 21 de fevereiro;
  • NIS final 7: 22 de fevereiro;
  • NIS final 8: 23 de fevereiro;
  • NIS final 9: 24 de fevereiro;
  • NIS final 0: 25 de fevereiro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.