Como sacar o Auxílio Brasil? Agente da Caixa traz detalhes sobre o pagamento

Pagamentos do Auxílio Brasil movimentam as agências bancárias. Até o fim desta semana, a Caixa Econômica Federal estará realizando os depósitos do projeto social. As mensalidades são de até R$ 400 e podem ser retiradas presencialmente no banco, mediante a apresentação de um documento original com foto.

Como sacar o Auxílio Brasil? Agente da Caixa traz detalhes sobre o pagamento (Imagem: FDR)
Como sacar o Auxílio Brasil? Agente da Caixa traz detalhes sobre o pagamento (Imagem: FDR)

De acordo com os dados do Governo Federal, somente neste mês, mais de 17 milhões de brasileiros serão contemplados com o Auxílio Brasil. Em Pernambuco, o número é de 1 milhão e 180 mil famílias. Todas precisam estar registradas no cadastro único, comprovando a situação de vulnerabilidade social.

Como fazer o saque do Auxílio Brasil?

Rafaela Souza, gerente da Caixa Econômica do Camará Shopping, explica que o cidadão precisa ficar atento ao calendário de saque. Ela enfatiza que há uma data específica para cada segurado, determinada de acordo com o número final do NIS. Sendo o seu dia de recebimento, basta ir até a agência, com funcionamento das 10h às 15h.

Para ter acesso a quantia há três formas:

Primeiro, mediante a utilização do cartão do antigo bolsa família. Nesse caso, Rafaela explica que basta inserir o dispositivo dos caixas eletrônicos e com a senha de acesso solicitar o saque do valor que desejar.

Outra possibilidade é ir até um atendente bancário, nos guichês internos, e exibir um documento oficial com foto. Para isso, é preciso solicitar a ficha de chamada e aguardar a sua vez.

Por fim, o pagamento pode ser também gerenciado pelo Caixa Tem. O cidadão deve se dirigir até um caixa eletrônico e selecionar a função de saque do Auxílio Brasil. Na sequência, com o aplicativo da poupança digital em mãos, ele precisa ir até a aba “código de saque” e conferir os dígitos.

Depois, é só repassá-lo no caixa eletrônico, informar o valor que deseja retirar e confirmar a transição.

A gerente da Caixa enfatiza ainda que em caso de erros no cadastro ou ausência do pagamento, o beneficiário deve procurar informações no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Calendário de pagamento do Auxílio Brasil

  • NIS final 1: 14 de fevereiro;
  • NIS final 2: 15 de fevereiro;
  • NIS final 3: 16 de fevereiro;
  • NIS final 4: 17 de fevereiro;
  • NIS final 5: 18 de fevereiro;
  • NIS final 6: 21 de fevereiro;
  • NIS final 7: 22 de fevereiro;
  • NIS final 8: 23 de fevereiro;
  • NIS final 9: 24 de fevereiro;
  • NIS final 0: 25 de fevereiro.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.