O Carnaval 2022 ocorrerá entre o próximo de fim de semana e a quarta-feira da semana que vem. Os feriados cairão no dia 28 de fevereiro, segunda-feira, e 1 de janeiro, terça-feira. Mas na Quarta-Feira de Cinzas, 2 de fevereiro, o funcionamento de muitos estabelecimentos e órgãos públicos também deve ser impactado. É o que ocorrerá com o INSS.
Os pagamentos de benefícios do instituto, com valor de um salário mínimo (R$ 1.212), começaram na última segunda-feira (21) e terminam em 9 de março, mas serão interrompidos por três dias, devido ao Carnaval, além de pararem durante os fins de semana, como ocorre normalmente.
Os pagamentos são feitos de acordo com o penúltimo número do benefício (o número que vem antes do traço). Ontem, foram pagos os benefícios com penúltimo número 1, e hoje foram depositados os benefícios com penúltimo número 2.
A ordem será seguida até sexta-feira (25 de fevereiro), quando será a vez do número 5. Durante o fim de semana e os três dias de recesso do Carnaval os pagamentos serão interrompidos. Retornam apenas na quinta-feira (3 de março), com o número 6.
Os pagamentos de benefícios maiores que um salário mínimo também serão impactados, já que sempre começam no primeiro dia útil do mês. Portanto, eles serão iniciados em 3 de março, após o Carnaval, e terminarão em 9 de março também.
Confira o cronograma dos benefícios de um salário mínimo:
- Penúltimo número 1: 21 de fevereiro
- Penúltimo número 2: 22 de fevereiro
- Penúltimo número 3: 23 de fevereiro
- Penúltimo número 4: 24 de fevereiro
- Penúltimo número 5: 25 de fevereiro
- Penúltimo número 6: 3 de março
- Penúltimo número 7: 4 de março
- Penúltimo número 8: 7 de março
- Penúltimo número 9: 8 de março
- Penúltimo número 0: 9 de março
Confira o cronograma para benefícios acima de um salário mínimo:
- Penúltimo número 1 e 6: 3 de março
- Penúltimo número 2 e 7: 4 de março
- Penúltimo número 3 e 8: 7 de março
- Penúltimo número 4 e 9: 8 de março
- Penúltimo número 5 e 0: 9 de março
Recesso nos bancos
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) já orientou os bancos a pararem suas atividades durante o Carnaval. Com isso, as agências não atenderão o público na segunda-feira (28) e na terça-feira (1) e na Quarta-Feira de Cinzas (2) o atendimento só deve começar após o meio-dia.
Em localidades em que o expediente encerra antes das 15h, as agências abrirão antes das 12h, para cumprir um mínimo de 3 horas de atendimento na quarta-feira.