Fies: mais de 1 milhão de estudantes podem renegociar dívidas; saiba como

Estudantes com inadimplência no governo federal, ganham possibilidade de renegociação. Entre os dias 7 e 31 de março, cerca de 1,3 milhões de brasileiros poderão reajustar suas dívidas do Fies com a Caixa Econômica e com o Banco do Brasil. Serão ofertados descontos de mais de 50% no valor das mensalidades. Saiba como participar.

Nos últimos dias, o presidente Jair Bolsonaro, informou que estaria abrindo negociações nas dívidas do FIES. O programa de financiamento estudantil atualmente está com mais de 1,3 milhões de pessoas em situação de inadimplência. Desse modo, a Caixa e o Bando do Brasil estarão ofertando descontos para encerrar as cobranças.

Banco do Brasil

Para quem desejar renegociar pelo BB, o procedimento deve ser feito através do app da instituição financeira. Basta se conectar a ferramenta e acessar a opção Soluções de Dívidas, Renegociação Fies.

A partir do próximo dia 19, o canal estará informando todas as possibilidades de descontos e reajustes. É preciso verificar se está incluso no público alvo das negociações para poder dar início a mudança contratual. Haverá opções para liquidação ou parcelamento do valor em aberto.

É possível ter informações ainda através do App BB, portal www.bb.com.br, WhatsApp (61-4004-0001) e Central de Atendimento BB (0800-729-0001).

Caixa Econômica Federal

Na Caixa, o reajuste também será pela internet. Os estudantes vão receber informes sobre a situação de seus contratos, de modo que permita minimizar o débito. Para isso, no entanto, é preciso seguir as exigências abaixo:

  • Ter contratado o FIES até 31 de dezembro de 2017;
  • Estar inadimplente há mais de 90 dias na data de 30/12/2021;
  • Contrato na fase de amortização.

Descontos oferecidos pela Caixa:

  • Quitação à vista com descontos de 12% sobre o valor financiado e 100% dos encargos para contratos com atraso há mais de 90 até 360 dias em 30/12/2021.
  • Quitação com até 92% de desconto sobre o valor total da dívida para contratos em atraso há mais de 360 dias em 30/12/2021, podendo ser pago à vista ou em até 10 parcelas corrigidas pela Selic.
  • Opção de reparcelamento do saldo devedor em até 150 vezes com desconto de 100% dos encargos para contratos inadimplentes há mais de 90 dias em 30/12/2021.
  • Estudantes devem acessar o ambiente web sifesweb e verificar se estão aptos a renegociar; se sim, será disponibilizado simulador com as opções de renegociação.