SiSU 2022: Como escolher o curso ideal? Dicas para primeira e segunda opção

Com a abertura das inscrições no SiSU 2022 muitos estudantes ficam em dúvida sobre qual curso escolher? A decisão depende de diversos fatores e nossa seleção de dicas pode te ajudar.

SiSU 2022: Como escolher o curso ideal? Dicas para primeira e segunda opção
SiSU 2022: Como escolher o curso ideal? Dicas para primeira e segunda opção (Imagem: FDR)

Uma das grandes vantagens do Sistema de Seleção Unificada é a possibilidade de concorrer em vagas em instituições públicas de todo o país, usando uma única nota e sem precisar sair de casa para fazer vestibular.

Todo o sistema é regulado pelo Ministério da Educação, no entanto, os estudantes podem se sentir em dúvida quando a escolha da sua carreira profissional, juntamente pela gama de opções.

Como escolher o curso no SiSU 2022?

Precisa de ajuda para decidir quanto a sua futura profissão? Então, fique atento as nossas dicas abaixo pensadas especialmente para você.

Entenda que essa é uma escolha totalmente pessoal

É comum que os jovens se inspirem em seus pais ou em pessoas que admiram, mas é importante entender que decidir qual curso de graduação seguir é uma escolha singular, pessoal e intransferível.

Ou seja, você não pode jogar essa responsabilidade para outra pessoa.

Faça testes

O ideal mesmo é que, se você está realmente em dúvida, busque orientação vocacional, que geralmente é feita por psicólogos, eles te ajudam a entender seus gostos, se conhecer melhor, perceber suas habilidades e possíveis caminhos.

No entanto, nesse curso espaço de tempo para decidir você pode fazer testes vocacionais em que o resultado é mais rápido.

No entanto, é importante lembrar que esses testes disponíveis na internet são mais gerais.

Se conheça

É impossível você conseguir traçar o seu caminho profissional sem se conhecer. Se olhe e entenda em que você é bom, no que precisa melhor.

E responda a seguinte pergunta: O que me faria levantar da cama todos os dias com vontade de realizar?

Sua resposta pode ser um bom caminho para escolha da sua graduação.

Conheça as possibilidades de atuação

Escolheu o curso? Ótimo! Agora, pesquise sobre as áreas em que pode atuar após formar, essa busca vai te trazer identificação com a área ou não.

Pesquise também as notas de corte possíveis para o SiSU 2022, o que pode ser feito analisando as das últimas edições.

Se possível, converse com profissionais da área, pergunte sobre o lado positivo e negativo da profissão.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.