IPVA 2022: primeira parcela vence hoje no Ceará; confira calendário

Os proprietários de veículos do Ceará têm até esta quinta-feira, 10 de fevereiro, para quitar a  primeira parcela do IPVA 2022. Este ano, é possível pagar o imposto em até cinco vezes, com vencimentos entre fevereiro e junho.

O pagamento da cota única, que dava direito a 10% de desconto, só pôde ser realizado até 31 de janeiro. Mas quem optar pelo parcelamento também terá um desconto, só que de 5%. Há ainda a possibilidade de adicionar mais 5% de abatimento no IPVA para quem estiver cadastrado no programa Sua Nota Tem Valor.

É possível obter de 2% a 5% de desconto nessa modalidade, a depender da quantidade de pontos acumulados na emissão de notas fiscais entre julho e novembro de 2021.

É possível conferir quantos pontos você acumulou no site ou aplicativo do programa Sua Nota Tem Valor. O desconto, no entanto, será dado automaticamente sobre o valor do IPVA.

Calendário do IPVA 2022 no Ceará

  • Cota única (10% de desconto): vencimento em 31 de janeiro
  • Primeira parcela (5% de desconto): vencimento em 10 de fevereiro
  • Segunda parcela (5% de desconto): vencimento em 10 de março
  • Terceira parcela (5% de desconto): vencimento em dia 11 de abril
  • Quarta parcela (5% de desconto): vencimento em dia 10 de maio
  • Quinta parcela (5% de desconto): vencimento em dia 10 de junho

Emitir boleto e formas de pagamento

O boleto para quitar o IPVA 2022 pode ser emitido pelo site da Secretaria de Fazenda (Sefaz) ou pelos aplicativos Ceará App e Meu IPVA. Confira o passo a passo a seguir.

Pelo site da Sefaz, clique em “Clique Aqui” no banner sobre o IPVA que está na página inicial. Na página seguinte, clique em “Imposto” e depois em “Emitir DAE IPVA”. Depois de digitar os dados requisitados, clique em “Pesquisar”. Aparecerão as opções de pagamento em cota única e parcelado e os botões para imprimir o boleto.

No Ceará App, é preciso clicar em “Veículos e condutores” > “Meu IPVA” > “Pagar IPVA”. Depois de fornecer os dados do veículo, aparecerão as opções “Parcelar” ou “Pagar” (para pagamento à vista) abaixo do ano de 2022 ou de outros anos com débito em aberto.

O pagamento pode ser feito em casas lotéricas ou nos caixas eletrônicos e internet banking dos seguintes bancos: Caixa, Bradesco, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Santander e Itaú. Correntistas do Banco do Brasil e do Bradesco podem quitar o IPVA no cartão de crédito.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.