Enem: com divulgação dos resultados, confira tudo que você consegue fazer com a nota

Não sabe o que fazer com a nota do Enem 2021? Confira as opções de uso do seu desempenho para conquistar uma vaga no curso de graduação dos sonhos; é possível inclusive estudar fora do Brasil.

Enem: com divulgação dos resultados, confira tudo que você consegue fazer com a nota
Enem: com divulgação dos resultados, confira tudo que você consegue fazer com a nota (Imagem: FDR)

Com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio de 2021 em mãos você já pode se programar para concorrer as vagas em cursos de graduação; confira todas as opções disponíveis.

SiSU

Com o Sistema de Seleção Unificada é possível fazer cursos de nível superior em instituições públicas (estaduais ou federais) de todo o Brasil; atualmente o SiSU já substitui o tradicional vestibular em várias instituições.

Para se candidatar o estudante precisa ter feito a edição mais recente do Enem e não ter zerado a redação.

As inscrições vão acontecer de 15 a 18 de fevereiro.

Prouni

O Programa Universidade Para Todos seleciona estudantes para cursos de graduação em instituições particulares através da concessão de bolsas integrais (100%) ou parciais (50%).

Além de ter feito o último Enem é necessário ter sido aluno de escola pública ou bolsista integral na particular, ter renda de até três salários mínimos por pessoa e não ter diploma de nível superior.

A primeira seleção do programa em 2022 terá inscrições entre 22 e 25 de fevereiro.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil é organizado pelo Governo Federal, através dele os estudantes podem fazer o financiamento do curso de graduação; em alguns casos é possível conseguir juros zero.

O período de inscrições na seleção 2022.1 vai de 8 a 11 de março.

Ingresso interno

É uma forma já bastante comum em que a própria instituição particular realiza processos seletivos usando a nota do exame.

Em algumas há, inclusive, a concessão de bolsas de estudos para quem apresenta o melhor desempenho.

Vestibular complementar

Acontece quando a instituição realiza seu vestibular próprio, mas faz uso da nota do Enem para complemento da média, geralmente na primeira fase; nesse caso é importante conferir as regras para participação.

Ingresso em instituições internacionais

O desempenho no exame é aceito há alguns anos em universidades dos seguintes países: Portugal, Inglaterra, França, Irlanda e Canadá.

Como a seleção é feita pela própria instituição os critérios e procedimentos variam e o estudante deve consultar as redes oficiais da universidade em que deseja concorrer.

 

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.