Como funciona a nota de corte do SISU? Confira cursos mais buscados em 2022

Pontos-chave
  • SiSU é oportunidade de estudar em instituições públicas.
  • Mais de 220 mil vagas serão oferecidas nessa seleção.
  • Programa abre inscrições após a divulgação do resultado do Enem 2021.

Com o SiSU os estudantes que fizeram o Enem têm a oportunidade de concorrer a vagas em instituições públicas. Toda a seleção é feita virtualmente e o estudante pode escolher para qual instituição quer aplicar a nota.

Como funciona a nota de corte do SISU? Confira cursos mais buscados em 2022
Como funciona a nota de corte do SISU? Confira cursos mais buscados em 2022 (Imagem: FDR)

Com a aproximação da divulgação do resultado do Enem e, consequentemente, da seleção do SiSU, os estudantes estão a todo o vapor em busca da “vaga perfeita”.

A primeira seleção que vai acontecer com uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio de 2021 é justamente a do programa.

Nessa primeira seleção de 2022 os estudantes vão concorrer a 221.790 vagas em instituições públicas; ao todo são 6.146 cursos de graduação de 125 instituições públicas de ensino superior. Sendo que 84,5% das oportunidades são em instituições federais

Nota de corte do SISU

De modo geral, algumas pessoas afirmam que o ideal é que o estudante tire acima de 450 pontos nas provas, já que essa é a pontuação mínima adotada em alguns programas.

Não é o caso do SiSU, pois, não há uma nota mínima para a participação no programa, no entanto, o sistema de nota de corte é adotado.

A nota de corte é aquela pontuação mínima para um determinado curso de uma instituição; ela é calculada de acordo com o número de estudantes inscritos e a quantidade de vagas disponíveis, por isso varia entre instituições.

Por exemplo: o curso de medicina, um dos mais concorridos do país, em 2021 teve as seguintes notas de corte:

  • A maior nota de corte na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), 952.51.
  • E a menor na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA – unidade sede), 771.79.

Assim, vale a pena ficar de olho nas últimas notas de corte antes de se inscrever no processo seletivo.

Vale lembrar que existe a nota de corte parcial, aquela atualizada diariamente e que ajuda o estudante a decidir se troca a suas escolhas ou não; e também a nota de corte final, gerada após o encerramento das inscrições.

Como funciona a nota de corte do SISU? Confira cursos mais buscados em 2022 (Imagem: FDR)
Como funciona a nota de corte do SISU? Confira cursos mais buscados em 2022 (Imagem: FDR)

Cursos mais concorridos no SiSU

Confira abaixo quais foram os cursos mais procurados no Sistema de Seleção Unificada do ano passado e suas menores notas de corte:

  • Medicina – Nota de corte a partir de 744,8;
  • Odontologia – Nota de corte a partir de 702,3;
  • Direito – Nota de corte a partir de 686,4;
  • Biomedicina – Nota de corte a partir de676,8;
  • Relações Internacionais – Nota de corte a partir de 663,0;
  • Engenharia Mecatrônica – Nota de corte a partir de 657,2;
  • Arquitetura – Nota de corte a partir de 666,4;
  • Engenharia Química –Nota de corte a partir de 650,7;
  • Fisioterapia – Nota de corte a partir de664,9;
  • Engenharia de Computação – Nota de corte a partir de 642,20.

Consulta de vagas do SiSU 2022

As inscrições na seleção desse primeiro semestre só estarão disponíveis entre os dias 15 e 18 de fevereiro; mas, a consulta às vagas oferecidas já está disponível.

Se você quer saber quais as suas opções de curso nessa seleção primeiro precisa acessar ao portal do Sistema de Seleção Unificada, após isso é necessário clicar em “vagas”.

Com a nova página carregada você poderá escolher entre pesquisar pelo curso, pela instituição ou município em que se pretende estudar.

Ao clicar em um dessas opções uma caixa de diálogo deve ser aberta e você poderá escolher.

Por exemplo, o estado e depois o município em que pretende buscar a vaga.

Clicando no curso você terá o detalhamento da oferta, a quantidade de vagas, número destinado à reserva de vagas, entre outras informações.

Consultar as vagas com antecedência pode ser um momento importante para você se programas e decidir para qual instituição quer aplicar a sua nota; nossa dica é:

Veja as vagas disponíveis, pesquise mais sobre as instituições e dê uma olhada nas notas de corte das duas últimas seleções, pelo menos.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.