PIS/Pasep: passo a passo para consulta o valor do abono salarial pela internet

Governo Federal inicia depósitos do abono salarial. Nessa quarta-feira (08), os trabalhadores começaram a receber os valores referentes ao PIS/PASEP. Esse ano, o benefício terá uma quantia total de R$ 1.212. Abaixo, saiba como consultar sua mensalidade e data de pagamento.

PIS/Pasep: passo a passo para consulta o valor do abono salarial pela internet (Imagem FDR)
PIS/Pasep: passo a passo para consulta o valor do abono salarial pela internet (Imagem FDR)

O PIS/PASEP acaba de ter sua rodada iniciada, mas ainda há milhares de brasileiros que não sabem os valores que irão receber. Para quem está em dúvidas, há como fazer consultas na internet, conferindo a quantia exata de data de pagamento.

Como consultar o PIS/PASEP 2022

Para quem trabalha na iniciativa privada, a Caixa Econômica é a responsável pelo depósito. Nesse caso, a consulta deve ser feita por meio do Aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Basta instalar a ferramenta de forma gratuita no celular.

Na sequência, o cidadão precisa informar o número do CPF e demais dados de identificação pessoal para validar o seu login. Depois, crie uma senha e confirme o cadastro. Uma vez conectado, vá até a função abono salarial e nela haverá todos os informes sobre o pagamento.

Já para os servidores públicos, a consulta deve ser feita no link do Banco do Brasil. Também é preciso informar os dados de identificação pessoal para ter acesso aos informes. Quem desejar, pode ainda optar pela Central de Atendimento do BB (4004-0001, capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, interior).

Regras de concessão do PIS/PASEP

  • Estar inscrito no programa PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Trabalhar para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep);
  • Ter recebido, em média, até 2 salários mínimos de remuneração mensal no ano-base considerado para o pagamento;
  • Ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano-base considerado para o pagamento;
  • Ter os dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial.

Calendários PIS/PASEP

Mês de nascimento Data do pagamento
Janeiro 8 de fevereiro
Fevereiro 10 de fevereiro
Março 15 de fevereiro
Abril 17 de fevereiro
Maio 22 de fevereiro
Junho 24 de fevereiro
Julho 15 de março
Agosto 17 de março
Setembro 22 de março
Outubro 24 de março
Novembro 29 de março
Dezembro 31 de março

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.