INSS: confira o calendário de 2022 para realização da prova de vida

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem se atentar ao calendário vigente da prova de vida em 2022. A obrigatoriedade quanto ao procedimento retornou no dia 1º de janeiro, logo quem não regularizar a situação corre o risco de perder o benefício.

INSS: confira o calendário de 2022 para realização da prova de vida
INSS: confira o calendário de 2022 para realização da prova de vida. (Imagem: FDR)

É importante reforçar que a prova de vida do INSS tem o propósito de fazer com que o segurado comprove que ainda está vivo, logo que é ele quem realmente recebe o salário pago pela autarquia. Além disso, o procedimento evita fraudes e pagamentos indevidos. 

A obrigatoriedade da prova de vida foi suspensa por diversas vezes desde o início da pandemia da Covid-19, ou seja, meados de março de 2020. A atitude foi tomada como uma precaução à disseminação de um vírus desconhecido e que, a princípio, atingia em massa o público-alvo da renovação de fé, que também era o principal grupo de risco do novo coronavírus.

No Brasil, 3.313.845 segurados do INSS ainda precisam regularizar a situação cadastral perante a autarquia até o início deste ano. O número foi divulgado pelo instituto ainda em outubro do ano passado.

No total, 32.994.656 segurados já fizeram a renovação da fé de vida, este apanhado consiste nos recadastramentos realizados tanto em 2020 quanto em 2021, mesmo durante o período em que a obrigatoriedade do procedimento estava suspensa.

Até agora, dois grupos devem fazer a prova de vida até o dia 31 de janeiro, tratam-se dos aniversariantes do mês atual e aqueles com a comprovação vencida entre novembro de 2020 a junho de 2021. O INSS alterou a base utilizada para elaborar o calendário da prova de vida. Deste ano em diante, será considerado o mês de aniversário do segurado, e não mais o mês de vencimento da última renovação de fé.

A preferência é para que a prova de vida seja realizada presencialmente junto à agência bancária responsável pelo pagamento do benefício. Basta se dirigir ao caixa eletrônico e realizar qualquer transação com o uso da biometria. Alguns procedimentos válidos são o depósito ou transferência com o uso do cartão do INSS. 

Vale mencionar que algumas instituições financeiras já oferecem a prova de vida digital, para saber mais, a recomendação é que o segurado acesse os canais digitais do banco em questão para se inteirar sobre o assunto. 

De acordo com a portaria, os titulares de benefícios cujo vencimento da última prova de vida for até a competência de dezembro de 2021, devem realizar uma nova comprovação escalonada antes da data prevista para o início dos bloqueios. A princípio, a norma anterior previa o bloqueio a partir de janeiro de 2022. 

Veja a seguir o calendário vigente da prova de vida de 2022:

Vencimento da prova de vida Competência de bloqueio
Até dezembro de 2020 Fevereiro de 2022
Janeiro a junho de 2021 Março de 2022
Julho e agosto de 2021 Abril de 2022
Setembro e outubro de 2021 Maio de 2022
Novembro e dezembro de 2021 Junho de 2022
Novembro de 2020 a dezembro de 2021 Abril de 2022

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.