INSS: nova prova de vida ainda pode cancelar o seu salário; entenda suas obrigações

Renovação cadastral do INSS permanece obrigatória. Na última semana, o Governo Federal publicou um novo decreto reformulando o funcionamento da prova de vida do INSS. De acordo com o informe, a população não precisa mais ir presencialmente atestar o direito ao benefício. No entanto, deve cumprir algumas exigências. Entenda.

INSS: nova prova de vida ainda pode cancelar o seu salário, entenda suas obrigações (Imagem: FDR)
INSS: nova prova de vida ainda pode cancelar o seu salário, entenda suas obrigações (Imagem: FDR)

O novo regimento da prova de vida do INSS permite que o brasileiro se ausente da responsabilidade de ir até uma agência bancária apresentar um documento com foto. A partir de agora, a atualização cadastral vai ser feita pelo próprio órgão que irá consultar as bases de dados públicas para acompanhar o cidadão.

O que preciso fazer para validar minha prova de vida?

Dentro das novas regras, a única obrigatoriedade do cidadão é manter seus dados atualizados nas plataformas públicas. Ou seja, é preciso que ele esteja conectado aos serviços do governo de modo que seja possível acompanhar suas atividades.

O INSS informou que utilizará os seguintes informes para validar a renovação:

  • empréstimos, cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
  • recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico;
  • atualizações no CadÚnico (quando efetuada pelo responsável pelo grupo;
  • votação nas eleições;
  • emissões ou renovações de passaporte, carteira de motorista, de identidade ou de trabalho;
  • alistamento militar; declaração de Imposto de Renda, como titular ou dependente;

Meus dados não foram encontrados, e agora?

Caso o cidadão não esteja disponível em nenhum dos serviços acima, o INSS deverá enviar uma mensagem convocando sua apresentação. Isso implica dizer que não há alternativas exceto se conectar nos aplicativos da União.

O atendimento presencial nas agências bancárias permanece sendo feito, mas supostamente até o dia 31 de dezembro deste ano. O prazo foi estipulado para que o INSS consiga readaptar seu serviço e garanta ao máximo a digitalização dos dados de cada segurado.

Calendário da prova de vida

Vencimento da prova de vida Competência de bloqueio
Até dezembro de 2020 Fevereiro de 2022
Janeiro a junho de 2021 Março de 2022
Julho e agosto de 2021 Abril de 2022
Setembro e outubro de 2021 Maio de 2022
Novembro e dezembro de 2021 Junho de 2022
Novembro de 2020 a dezembro de 2021 Abril de 2022

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.