Eleições 2022: Lula anuncia mudanças no cálculo que determina o valor da gasolina

Lula anuncia plano para redução no valor da gasolina. Na última semana, o ex-presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que se voltar ao cargo de chefia nacional irá trabalhar para baixar as tarifas dos combustíveis. Segundo ele, dará fim ao vínculo da economia nacional com o dólar. Entenda.

Prestes a iniciar a campanha eleitoral, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou propostas para baratear o valor da gasolina. Tentando a candidatura para o cargo de chefia federal em 2023, o petista se manifestou contra as políticas econômicas de dolarização adotadas pelo atual presidente, Jair Bolsonaro.

“Nós não vamos manter o preço dolarizado. Eu acho que os acionistas de Nova York, os acionistas do Brasil, têm direito de receber dividendos quando a Petrobras der lucro, mas é importante que a gente saiba que a Petrobras tem que cuidar do povo brasileiro”, disse Lula em uma entrevista à Rede de Rádios do Paraná (RDR).

“Eu não posso enriquecer um acionista americano e empobrecer a dona de casa que vai comprar um quilo de feijão e paga mais caro por causa do preço da gasolina”, completou.

Detalhes sobre o preço da gasolina

É válido ressaltar que a mudança na política de preços da Petrobras aconteceu na época do governo de Michel Temer, após o desligamento da ex-presidente Dilma Rouseff. Na época, Temer alegou que ela teria adotado um controle de preços rígido, de modo que afetasse as relações internacionais do país.

Com isso, a nova política de cálculos passou a acompanhar as variações do petróleo no exterior, que são afetadas pelas mudanças no dólar.

Posicionamento de Lula

O ex-presidente informou ainda que há uma parcela da inflação que é proveniente dos preços controlados pelo atual governo. Segundo ele, é preciso ter coragem para bater de frente com os acionistas.

“Quase 40% da inflação hoje é por preços controlados pelo governo. É o governo que controla energia, que controla petróleo, gás, óleo diesel. Se o governo tiver coragem, ele pode reduzir um pouco. Mas ele não tem coragem, o que ele quer fazer é vender, porque ele não sabe criar. Então vende. Isso não é governar, é destruir o patrimônio”, disse Lula.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.