Eleições 2022: Lula anuncia mudanças no cálculo que determina o valor da gasolina

Lula anuncia plano para redução no valor da gasolina. Na última semana, o ex-presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que se voltar ao cargo de chefia nacional irá trabalhar para baixar as tarifas dos combustíveis. Segundo ele, dará fim ao vínculo da economia nacional com o dólar. Entenda.

Prestes a iniciar a campanha eleitoral, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou propostas para baratear o valor da gasolina. Tentando a candidatura para o cargo de chefia federal em 2023, o petista se manifestou contra as políticas econômicas de dolarização adotadas pelo atual presidente, Jair Bolsonaro.

“Nós não vamos manter o preço dolarizado. Eu acho que os acionistas de Nova York, os acionistas do Brasil, têm direito de receber dividendos quando a Petrobras der lucro, mas é importante que a gente saiba que a Petrobras tem que cuidar do povo brasileiro”, disse Lula em uma entrevista à Rede de Rádios do Paraná (RDR).

“Eu não posso enriquecer um acionista americano e empobrecer a dona de casa que vai comprar um quilo de feijão e paga mais caro por causa do preço da gasolina”, completou.

Detalhes sobre o preço da gasolina

É válido ressaltar que a mudança na política de preços da Petrobras aconteceu na época do governo de Michel Temer, após o desligamento da ex-presidente Dilma Rouseff. Na época, Temer alegou que ela teria adotado um controle de preços rígido, de modo que afetasse as relações internacionais do país.

Com isso, a nova política de cálculos passou a acompanhar as variações do petróleo no exterior, que são afetadas pelas mudanças no dólar.

Posicionamento de Lula

O ex-presidente informou ainda que há uma parcela da inflação que é proveniente dos preços controlados pelo atual governo. Segundo ele, é preciso ter coragem para bater de frente com os acionistas.

“Quase 40% da inflação hoje é por preços controlados pelo governo. É o governo que controla energia, que controla petróleo, gás, óleo diesel. Se o governo tiver coragem, ele pode reduzir um pouco. Mas ele não tem coragem, o que ele quer fazer é vender, porque ele não sabe criar. Então vende. Isso não é governar, é destruir o patrimônio”, disse Lula.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.