- Ministério da Cidadania exige saque do Auxílio Brasil;
- Mensalidades retidas nas contas do Caixa Tem devem ser devolvidas;
- Segurado deve se conecta ao app para garantir a permanência no projeto.
Beneficiários do Auxílio Brasil devem ficar atentos aos informes do governo. Nesta semana, a Caixa Econômica Federal irá retomar o calendário de pagamentos do projeto social. Para quem ainda não utilizou os R$ 400 do mês passado, há um prazo limite que obriga a retirada da quantia. Abaixo, entenda o que acontece se deixar o valor parado na sua conta poupança.
Desde a sua criação, o Auxílio Brasil foi anunciado com o objetivo de ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade social, garantindo uma renda mínima para esse grupo. No entanto, há levantamentos do governo que alegam que há beneficiários que não estão usando o valor do benefício.
Existe prazo para fazer o saque pelo Auxílio Brasil?
Sim. De acordo com os informes do ministério da cidadania, a população tem até 120 dias para utilizar a quantia depositada. Após esse período, o valor deve ser retido, devolvido para a União e o cidadão perde o direito de seu cadastro. Ou seja, sai da folha orçamentária do projeto.
Isso acontece porque, segundo o governo, a não manutenção da mensalidade significa dizer que o beneficiário não está em vulnerabilidade. A gestão pública subentende que uma vez em que o valor não é utilizado, há uma outra fonte de renda que garante o sustento da família cadastrada, de modo que a retire do programa.
Mas não posso guarda uma quantia na poupança?
Pode. No entanto, esse procedimento deve ser feito com cautela. Quem desejar reter um valor mínimo, por exemplo, R$ 50 mensais, pode deixar na própria conta do Caixa Tem. O que o governo não autoriza e a não realização de nenhum tipo de transferência. Ou seja, guardar a mensalidade total do projeto.
O beneficiário pode sim deixar sempre uma % de seu benefício guardada, mas precisa tomar cuidado para não subentender que a mensalidade não é de caráter emergencial na manutenção das suas despesas.
Como acessar o valor do Auxílio Brasil no Caixa Tem?
Para ter acesso a poupança digital, basta você instalar o aplicativo em seu celular, seguindo as etapas abaixo:
- Instale o Caixa Tem em seu celular;
- Abra o aplicativo e clique em entrar;
- Em seguida, toque em “cadastre-se”;
- Informe os solicitados, como o número do CPF, nome completo, número do telefone celular, data de nascimento, CEP e endereço de e-mail;
- Na sequência, crie uma senha numérica de, no mínimo, seis dígitos. Não pode ser igual ao seu CPF ou a data de nascimento e nem ter repetições em sequência, como “123456”;
- Feito isto, clique em “não sou um robô”;
- Em seguida, procure em seu e-mail uma mensagem com o título “Login Caixa”. Encontrada, clique no link para validar seu cadastro;
- O link do e-mail redirecionará a tela para o menu do Caixa Tem;
- Com isso, para usar os recursos, volte ao aplicativo e toque na opção “liberar acesso”;
- Um chat abrirá na tela automaticamente. Na ocasião, vá na opção “toque aqui para realizar seu primeiro acesso”;
- Depois, valide o seu celular. A Caixa recomenda esse procedimento para evitar fraudes nos cadastros, possibilitando o acesso apenas para o titular;
- Na tela seguinte, toque em “continuar”;
- Feito isto, toque em “receber código”;
- Um código será encaminhado por SMS. Informe-o no campo solicitado do app;
- Depois disso, dê um nome para o seu dispositivo;
- Pronto! Seu celular está devidamente validado e todas as funcionalidades do Caixa Tem estão disponíveis.
Como fazer o saque?
É importante ressaltar que o saque pode ser feito presencialmente em uma agência bancária. Nesse caso, basta o cidadão ir até uma unidade da Caixa ou Casas Lotéricas apresentando um documento oficial com foto ou o cartão do projeto.
Há ainda a possibilidade de retirar a quantia utilizando o código de saque gerado no app. Para conferir o passo a passo, basta clicar aqui. Para mais informações sobre o Auxílio Brasil, acompanhe nossa página exclusiva de benefícios sociais.