INSS: vacina está entre as novas formas de prova de vida; saiba o que mudou

Governo Federal publica nova portaria sobre o funcionamento da prova de vida do INSS. Nessa quinta-feira (03), o Diário Oficial da União exibiu os informes sobre as documentações autorizadas para validar a renovação cadastral da população. A partir de agora, o passaporte da vacina e demais informes substituem a ida presencial aos bancos. Entenda.

INSS: vacina está entre as novas formas de prova de vida; saiba o que mudou (Imagem: FDR)
INSS: vacina está entre as novas formas de prova de vida; saiba o que mudou (Imagem: FDR)

O presidente Jair Bolsonaro acaba de sancionar o projeto de lei que altera o regulamento da prova de vida do INSS. A população deixará de ir até uma agencia bancária para exibir um documento oficial com foto, uma vez em que esse procedimento passou a ser de responsabilidade do órgão público.

Como funciona a nova prova de vida?

Pelos informes publicados, o cidadão não precisará fazer mais nada para garantir sua prova de vida. O poder público é quem ficará responsável por acessar sua base de dados e conferir se a documentação dos segurados está em dia.

A partir das atualizações em sua base de dados é que o procedimento será validado. No entanto, havendo o desencontro das informações, o cidadão será notificado para que a situação possa ser resolvida.

Quais documentos e dados valem para a prova de vida?

Quem fizer empréstimo consignado estará no grupo de aprovação do procedimento. Uma vez em que registrou o serviço nas bases do INSS, mediante o reconhecimento biométrico, terá o cadastro automaticamente renovado.

Além disso, a prova de vida será regulamentada também nas seguintes situações: cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública; recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico; atualizações no CadÚnico (quando efetuada pelo responsável pelo grupo; votação nas eleições; e emissões ou renovações de passaporte, carteira de motorista, de identidade ou de trabalho; alistamento militar; declaração de Imposto de Renda, como titular ou dependente; ou “outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico”.

A previsão é de que cerca de 36 milhões de pessoas sejam beneficiadas. O INSS terá até o dia 31 de dezembro para concluir a implementação do novo serviço, mas a medida já tem validade imediata.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.