Seu benefício do INSS foi impedido por falta de avaliação médica? Saiba como agendar a perícia

Mais de 792 mil brasileiros dependem da perícia médica do INSS para a concessão de seus benefícios. Recentemente, os peritos previdenciários fizeram uma paralisação de 24h, fazendo com que fosse ampliada a fila de agendamento da avaliação de saúde do órgão. Há mais de 1.838 mil pessoas no aguardo. Abaixo, saiba como agendar o procedimento pela internet.

Seu benefício do INSS foi impedido por falta de avaliação médica? Saiba como agendar a perícia (Imagem: FDR)
Seu benefício do INSS foi impedido por falta de avaliação médica? Saiba como agendar a perícia (Imagem: FDR)

A perícia médica do INSS nada mais é do que uma avaliação do quadro de saúde do beneficiário, realizada por profissionais específicos do órgão. Ela tem como objetivo atestar o laudo médico a garantir a concessão de abonos que estão vinculados a incapacidade de trabalhar.

Normalmente, sua realização acontece presencialmente em uma agencia do INSS. Porém, para isso, é preciso que o cidadão faça seu agendamento através do aplicativo do Meu INSS.

Como se conectar ao meu INSS

O procedimento é simples. Basta acessar o site ou app do órgão e informar seus dados de identificação pessoal, sendo eles: CPF, nome completo, data de nascimento. Depois, você deve responder algumas perguntas do seu cadastro junto ao INSS.

O próximo passo é de efetivação do login, que consiste em você criar sua própria senha de acesso na ferramenta. Para isso, siga as etapas abaixo:

  • Acesse o site ou o aplicativo do Meu INSS;
  • Clique em “Crie sua conta Gov.br”;
  • Selecione uma das opções de cadastro disponíveis;
  • Preencha os campos com as informações de cadastro solicitadas;
  • Crie uma senha pessoal segura;
  • Confirme os dados pessoais.

Passo a passo para agendar perícia médica no Meu INSS

  • Acesse o Meu INSS;
  • Faça login no sistema;
  • Escolha a opção “Agende sua Perícia”;
  • Clique em “Agendar Novo”;
  • Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”.

Demais serviços disponíveis no Meu INSS

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.