Os peritos do INSS paralisaram suas atividades na última segunda-feira (31) para pressionar o governo a atender as demandas da categoria. Com isso, muitos trabalhadores que tinham a perícia agendada para receber auxílio doença, auxílio acidente ou aposentadoria por invalidez foram prejudicados.
Segundo o INSS, as perícias que não foram realizadas devido à paralisação serão remarcadas pelos servidores para a data mais próxima. Não é necessário, portanto, reagendar a perícia. Mas se você deseja consultar se a sua perícia já foi reagendada, qual a nova data em que ela ocorrerá ou, ainda, remarcar para uma data mais adequada para você, continue lendo este artigo.
Como consultar agendamento da perícia no INSS
A consulta do novo agendamento da sua perícia pode ser feita, basicamente, de três formas:
- Solicitando a informação em uma agência do INSS
- Ligando para o 135
- Consultando através do Dataprev
Para consultar através do Dataprev, você deve, primeiramente, acessar este link. Marque a opção “Consultar” e transcreva o código que aparece. Na página seguinte, informe os dados requisitados e clique em “Avançar”. Se você tiver um agendamento marcado ele irá aparecer.
Como remarcar perícia no INSS
Agora, se você deseja remarcar a sua perícia, é possível fazer isso através do portal Meu INSS, que também está disponível na versão app.
Pelo site do Meu INSS, é possível reagendar a perícia sem fazer login. Na página inicial, clique em “Agendar Perícia” (abaixo de “SERVIÇOS SEM SENHA”). Preencha os dados requisitados, marque a opção “Sou humano” e clique em “Continuar”. Na página seguinte, clique em “Remarcar perícia” e em “Selecionar”.
Através do app MEU INSS o caminho é semelhante, mas será preciso fazer login pelo gov.br. Se você ainda não tem o app, clique aqui para aprender a instalar, cadastrar e usar.
Depois de fazer login no app, clique em “Agendar Perícia” e “Remarcar perícia”. Pronto, agora você poderá escolher a melhor data para realizar o serviço.
Lembre-se de levar os documentos necessários, como RG, CPF, atestado médico e laudo médico no dia do atendimento.
Através do Meu INSS também é possível agendar outros serviços e consultar o resultado da perícia.