Cidade em São Paulo cria “Uber” próprio e motoristas fica com 95% da tarifa

Em tempos de crise econômica, gestão municipal inova ao incentivar aplicativos com serviços colaborativos entre a população. A prefeitura de Araraquara, no interior de São Paulo, chegou uma espécie de Uber que repassa até 95% dos valores das corridas para os motoristas cadastrados. O projeto vem se expandido para outras regiões. Acompanhe.

Diante da alta no preço da gasolina, muitas pessoas pararam de utilizar seus transportes individuais, aumentando o fluxo de pessoas nos coletivos. Desse modo, para otimizar o problema, a prefeitura de Araraquara criou o Bibi Mobi, que funciona como um Uber com repasse quase integral do valor.

Detalhes do Uber coletivo

O aplicativo permite que a população possa se cadastrar como motoristas e ficar disponível para os usuários, assim como na Uber. No entanto, o valor repassado para quem atua como profissional é de 95%, enquanto em ferramentas similares varia entre 60% e 70%.

O projeto da Bibi Mobi começou a ser elaborado ainda em 2020, sob solicitação da gestão local que sugeriu também a Cooperativa de Transporte de Araraquara (Coomappa). 

 “Assim como em todas as regiões, sabíamos dos diversos problemas que têm afetado os motoristas de aplicativos, como o preço dos combustíveis e a baixa remuneração. Aproveitando o mote do Coopera Araraquara, decidimos chamar esses motoristas para que eles montassem uma cooperativa”, disse Camila Capacle, coordenadora de Trabalho e Economia Criativa e Solidária de Araraquara, ao UOL.

“Tivemos uma grande quantidade de motoristas que fizeram a adesão e estamos crescendo e foi até surpreendente a quantidade de pessoas que aderiram”, contou a presidente da Coomappa, Katia Cristina Anello, no lançamento do aplicativo no último dia 3 de janeiro.

Demais iniciativas

Além do app de transporte, a prefeitura de Araraquara vem incentivando os trabalhadores a se reunirem em uma espécie de cooperativa através do programa “Coopera Araraquara”. Serão lançados também dois novos aplicativos neste ano, um para motofrete e outro para delivery de comida. 

Atualmente, a Bibi Mob já tem mais de 200 motoristas cadastrados e 7000 usuários. Ela funciona em cidades vizinhas como Américo Brasiliense, Santa Lúcia e Rincão.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.