Você sabia que é possível alugar ações? Saiba como funciona

Você sabia que é possível alugar ações? Neste caso, não há a compra definitiva do papel. Esta é uma operação em que o investidor, também chamado de doador, oferece suas ações para o comprador, conhecido como doador. A operação acontece por meio de uma garantia e uma taxa prefixada.

Você sabia que é possível alugar ações? Saiba como funciona
Você sabia que é possível alugar ações? Saiba como funciona (Imagem: Montagem/FDR)

De forma geral, para firmar o acordo de aluguel de ações, é preciso haver uma remuneração, prazos e garantia específicos. Atualmente, estes são os ativos que podem ser alugados:

Como é possível alugar ações

O aluguel de ações acontece de forma parecida ao aluguel de imóveis. Para começar o processo, o investidor — interessado em se tornar doador — precisa informar à corretora sobre o interesse de alugar as próprias ações. Neste contato, será preciso indicar quais são os papéis e os números desejados.

Desse modo, a corretora comunica a oferta para empréstimo dos ativos para a B3. A corretora atuará como intermediária entre o investidor doador e o tomador de empréstimo.

Durante o período de contrato registrado pelo intermediário, a B3 transfere, temporariamente, os ativos ao tomador. Esta pessoa precisará pagar a remuneração estabelecida previamente, conforme o prazo contratado.

Bolsa de Valores para iniciantes: Vantagens e riscos que você precisa saber

Ao longo da vigência do contrato, ocorre a transferência de titularidade dos ativos. Por conta disso, os investidores ativos, durante as datas que conferem direitos de voto em assembleias, poderão ter os votos anulados na proporção dos ativos emprestados.

Apesar disso, como doador do empréstimo, o investidor poderá:

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile