IPVA 2022: desconto de 15% acaba na próxima segunda-feira (31) no MS

Os proprietários de veículos do Mato Grosso do Sul têm até a próxima segunda-feira para pagar a parcela única do IPVA 2022 e garantir um desconto de 15%. No mesmo dia, acaba o prazo para pagamento da primeira parcela, para aqueles que optarem por parcelar o imposto em cinco vezes.

Confira o calendário completo do IPVA 2022 no Mato Grosso do Sul:

  • Cota única: 31 de janeiro
  • 1ª parcela: 31 de janeiro
  • 2ª parcela: 28 de fevereiro
  • 3ª parcela: 31 de março
  • 4ª parcela: 29 de abril
  • 5ª parcela: 31 de maio

As notificações contendo os dados para o pagamento do imposto começaram a ser enviadas para a residência dos contribuintes em 3 de dezembro e terminaram de ser enviadas, segundo o governo estadual, no fim do ano, um mês antes da primeira data de vencimento.

Mas também é possível emitir os boletos pelo portal da Secretaria de Fazenda. No mesmo site, o motorista pode conferir débitos com o IPVA, conferir a autenticidade do documento de arrecadação e solicitar suporte técnico.

O pagamento do tributo pode ser feito em bancos conveniados (Banco do Brasil, Caixa, Itáu, Sicredi, Bradesco, Safra, Santander e BRB), nos Correios, Casas Lotéricas, AGENFA’s (Agências Fazendárias) e Fácil de Campo Grande.

Para fazer pagamentos após a data de vencimento das parcelas, é preciso entrar em contato com a Secretaria de Fazenda, AGENFA’s, unidades do Fácil em Campo Grande ou Unidade de Atendimento do IPVA, para que seja emitido um novo Documento de Arrecadação com os valores corrigidos.

Isenção e redução do IPVA 2022

Em 2022, ficam isentos de pagar o tributo no Mato Grosso do Sul os seguintes veículos:

Além disso, haverá redução do IPVA 2022 para vários tipos de veículos, da seguinte forma:

 

  • Carretas, caminhões, ônibus e micro-ônibus terão alíquota reduzida de 1,5% para 1%
  • Carros de passeio e utilitários terão alíquota reduzida de 3% para 2%
  • Motos terão alíquota reduzida de 2% para 1,5%
  • 50% de redução na base de cálculo para motos de até 150 cilindradas compradas a partir de 1 de janeiro
  • 60% de redução na base de cálculo para deficientes físicos

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amaury Nogueira
Amaury da Silva Nogueira é bacharelando em Letras/Edição pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Apaixonado pelo universo da escrita, atua há dois anos como redator e realiza pesquisas sobre história da edição no Brasil. Além disso, atualmente pesquisa também sobre direitos e benefícios sociais para agregar conhecimento na redação do portal de notícias FDR.