Os candidatos selecionados na segunda lista do programa CNH Social de Manaus já podem realizar a entrega de toda a documentação necessária para seguir para a próxima etapa. Os documentos devem ser entregues na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), situada em Manaus.
As opções se estendem aos Postos de Atendimento Descentralizados (PAD) situados nos 15 municípios do Amazonas onde houveram seleções ao CNH Social. Os selecionados devem apresentar a seguinte documentação:
- RG ou CNH;
- Comprovante de residência;
- Título de eleitor;
- Comprovante de quitação eleitoral;
- Duas fotos 3×4 na situação dos municípios em que não há a captura de imagem e biometria.
Os selecionados na CNH Social de Manaus devem se atentar, à data e horário em que deverão comparecer à unidade de trânsito competente para entregar os documentos exigidos. Em caso de dúvida, é possível verificar quais são em uma lista disponível no site do Programa Detran Cidadão.
Nesta sexta-feira, 28, por exemplo, é a vez dos selecionados nos municípios de Careiro da Várzea e Silves realizarem a entrega da documentação. Neste caso, os candidatos da CNH Social devem procurar o servidor do Detran Amazonas que estará na sede da prefeitura.
A CNH Social é um direito concedido aos cidadãos de baixa renda que desejam adquirir a primeira habilitação ou alterar a categoria. Os custos de aquisição da carteira de motoristas são relativamente altos para determinados grupos, tornando a iniciativa do Governo Federal tão vantajosa.
Criado no ano de 2011, o programa CNH Social tem o objetivo de facilitar o acesso dos cidadãos de baixa renda aos meios legais para a condução de veículos. Por isso, todos os trâmites que envolvem a iniciativa são de responsabilidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de cada unidade federativa.
O órgão é responsável pela organização de todas as etapas da CNH Social, desde as inscrições, à seleção, auxílio na matrícula e emissão do documento. Desta forma, os interessados em participar do programa devem conferir os sites do respectivo Detran e governo estadual.
Embora o programa tenha sido regulamentado pelo Governo Federal, os estados têm total autonomia para optarem ou não pela sua adesão. Por esta razão, nem todos oferecem a CNH gratuita à população. De toda forma, o portal FDR reuniu para você, uma lista com todas as unidades federativas que oferecem a CNH Social. Veja:
- Espírito Santo;
- Bahia;
- Amazonas;
- Maranhão;
- Ceará;
- Paraíba;
- Pernambuco;
- Rio Grande do Sul;
- Rio Grande do Norte;
- Distrito Federal;
- Goiás;
- São Paulo;
- Minas Gerais;
- Roraima.