IPVA 2022: confira o que fazer se você não pagou o imposto no PR

O calendário de pagamento do IPVA 2022 do estado do Paraná para cota única ou para a primeira parcela já venceu. Os contribuintes que ainda não pagaram o tributo devem regularizar a situação para evitar a pendência fiscal.

A primeira parcela e pagamento integral do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do Paraná de 2022 já venceram. Assim, os contribuintes que não quitaram o tributo estão em dívida com o estado.

Os paranaenses que estão nessa situação devem pagar o IPVA 2022 com os juros cabíveis ao atraso. O pagamento da parcela em atraso deve ser feita acessando o Portal IPVA e solicitando a emissão de guia de pagamento na “Consulta a débitos e guias para pagar o IPVA”.

Para isso, é preciso informar o número do Renavam. Outra opção para o pagamento do IPVA 2022 em atraso é diretamente nos bancos credenciados com o Guia de Recolhimento do Estado do Paraná (GR-PR).

São credenciados: Banco do Brasil, Bradesco, Bancoob, Rendimento, Santander, Itaú e Sicredi. Com o número do Renavam é possível pagar o tributo nas agências ou nos caixas automáticos dos bancos credenciados, com exceção do Banco do Brasil.

Também está disponível no Portal IPVA a opção para quitação total em parcela única, sem desconto. Por fim, os contribuintes podem pagar usando o PIX, por meio de QR-CODE em GRPR disponível no portal público.

O contribuinte que atrasa o pagamento do imposto fica sujeito à multa diária de 0,33% e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 30 dias, o percentual da multa é fixado em 10% do valor do imposto.

Permanecendo o débito, a dívida poderá ser inscrito na Dívida Ativa, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual. Com isso, o contribuinte é impedido de aproveitar os créditos do programa Nota Paraná.

Além disso, terá o nome “negativado” junto aos órgãos de proteção ao crédito, dificuldade de acesso a empréstimos e outras modalidades de crédito, impedimento de assumir cargo público, entre outros.

É importante lembrar que o não pagamento do IPVA 2022 também impede a obtenção do licenciamento, deixando o veículo em situação irregular perante a legislação de trânsito. Com isso, o veículo fica impedido de circular ficando sujeito a sanções previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.