- Petróleo sobe mais uma vez
- Investimentos em energia limpa podem encarecer o petróleo
- Gasolina pode atingir os R$10
E não é que o petróleo subiu novamente? O preço subiu 1,06% a US$88,44, o patamar mais alto desde a última terça, 18. Desde o governo Dilma não era visto um patamar tão alto do Brent. Mas nada é tanto ruim que não possa piorar mais. Mesmo próximo de atingir os US$ 100, o petróleo ainda está longe de seu auge histórico: US$ 146, em 3 de julho de 2008.
Os US$146 de 2008 equivalem a US$ 189 atualmente. Se o susto foi grande com este montante, imagina como será com o preço perto dos US$200.
Após a crise causada pelo coronavírus, a demanda voltou a crescer. Nesta semana a Agência Internacional de Energia comunicou que a demanda por petróleo em todo mundo deve retornar ao patamar pré-pandemia em 2022.
Gasolina a R$10
Porém, cabe aqui uma observação: os investimentos em tecnologias de prospecção não recebem mais tantos investimentos. Os investimentos em tecnologia estão com foco em alternativas limpas, e toda a indústria automobilística está desenvolvendo carros elétricos.
Esta é uma atitude importante porém, este movimento pode causar uma demanda por petróleo muito maior que a oferta em alguns anos. Investimento em prospecção de petróleo demora décadas. E menos investimento hoje significa menos petróleo no futuro.
Tudo isso pode aumentar o preço da gasolina a altos patamares. Vamos considerar uma possibilidade com o barril de petróleo de volta ao nível recorde corrigido pela inflação, porém com o dólar atual, de R$5,46. O preço da gasolina explodiria para R$ 10, sendo necessário R$ 580 para encher o tanque de um Fiat Strad.
Com isso, é bom pensar em comprar um carro elétrico ou economizar no combustível.
Dicas para economizar combustível
- Evite esticar as marchas
Quanto mais o motorista respeitar a rotação do motor, melhor será o rendimento e o consumo do automóvel.
O RPM (Rotações por Minuto) é a medida de rotação do motor e as passagens de marcha devem acontecer quando a rotação atingir, na média, entre 2.000 rpm e 2.500 rpm. Existem veículos que avisam o condutor o melhor momento para a troca de marcha e esse patamar pode ser diferente para cada modelo.
Em grande parte das vezes, quando o motorista ultrapassa a faixa de giro, o consumo de gasolina cresce, pois o condutor fica acelerando e forçando a marcha desnecessariamente.
- Se atente aos pneus
É sempre importante se atentar a calibragem dos pneus, pois, ao murcharem, eles consomem mais gasolina por conta do aumento da área de contato com a via. Isto é como se o veículo ficasse “preso” ao solo, o que acaba dependendo de uma performance acima do necessário.
É importante dizer que não é recomendado calibrar o máximo que der dos pneus. Os pneus devem ser calibrados de acordo com o que foi recomendado pelo fabricante.
- Evite ar-condicionado na cidade
Como o ar-condicionado recebe uma carga do motor através de uma conexão interna, ele acaba gastando mais combustível. Sendo assim, privilegie o ar natural.
- Evite abrir as janelas na estrada
Aqui a dica é ao contrário da anterior. Na estrada costumamos andar com uma velocidade consideravelmente mais alta que na cidade. Com isso, ao andar com as janelas abertas é causada uma resistência contrária à direção que o carro está indo, prejudicando a aerodinâmica do carro.
Isto pode causar um consumo de combustível ainda maior que o ar-condicionado.
- Mantenha uma velocidade constante
Sempre que possível mantenha uma velocidade linear. Isto ajuda na economia de gasolina, pois o motor fica equilibrado e demanda menos energia.
Não acelere com o carro no semáforo
Quando estiver parado no sinal, a aceleração contribui para esvaziar o tanque de forma mais rápida. Sendo assim, evite as acelerações.
Uma dica importante é ir observando o trânsito à frente e, se notar que tráfego vai parar, desacelere o veículo aos poucos antes de frear.